A VRC Warehouse Technologies tem investido num serviço técnico (ST) cada vez mais especializado, de forma a proporcionar uma experiência de utilização dos seus armazéns automáticos, que esteja ao nível da tecnologia que disponibiliza.

Vítor Leite, Coordenador do Serviço Técnico da VRC, refere que a empresa tem um grande leque de produtos de ST com o objectivo de satisfazer as necessidades dos clientes, mas também de eliminar tempos de paragem dos equipamentos fornecidos “temos clientes onde o armazém automático está integrado em linhas de produção e uma paragem de equipamento pode significar quebras de operação, o que acarreta custos significativos, por isso, um apoio eficaz e atempado é fulcral”. Este consiste num dos serviços que a VRC oferece para o cliente ter a melhor performance do seu armazém automático.

Disponibilizam ainda acesso rápido a spare parts e apoio durante 24 horas/sete dias por semana. Vítor Leite destaca estes dois serviços graças à importância no dia-a-dia das empresas “temos situações onde recebemos um pedido de assistência técnica com a descrição de uma ocorrência simples, e de uma forma prática, prestamos um suporte imediato através de acesso remoto, acedendo ao computador e/ou equipamento do cliente. Isto soluciona o problema num curto intervalo de tempo, evitando demoras e deslocações”.

O responsável considera fundamental as inspecções de segurança e as manutenções preventivas aos equipamentos, referindo que “só assim se pode garantir o seu bom funcionamento”.

Assim sendo, durante a manutenção, a VRC inspecciona o equipamento em mais de 50 pontos cruciais e realiza ajustes para minimizar o desgaste natural das peças, bem como evitar paragens que, de outra forma, podiam deter uma fábrica inteira.

Para este ano, Vítor Leite salienta que pretendem expandir o ST para garantir uma maior eficácia e capilaridade, e investir na formação e nas condições de melhoria de desempenho.

Previsões à parte, o serviço de apoio hotline foi reforçado graças ao cenário que o país enfrenta actualmente, sendo esta a primeira e principal abordagem da VRC.

Foram feitos investimentos em EPI’s adequados conforme as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e “estamos a priorizar o suporte às organizações sanitárias: hospitais, distribuidores farmacêuticos, farmácias e laboratórios farmacêuticos, por esta ordem”, explica o Coordenador do Serviço Técnico.

“São momentos complicados, mas temos conseguido superar as expectativas com zero equipamentos detidos. Isto não só vem demonstrar a eficácia do nosso ST em todos os cenários, mas também a robustez dos equipamentos que representamos”, termina Vítor Leite.

Como exemplo recente, a VRC implementou um armazém automático na empresa espanhola LOGISIETE, dedicada ao sector dos móveis de cozinha, de modo a aumentar a sua capacidade de armazenagem e acondicionar até 120 toneladas de carga.

“Os perfis de alumínio, de grande dimensão, passam a ser armazenados nas prateleiras extraíveis através dos suportes laterais, permitindo uma manipulação mais rápida, fiável e segura”, afirma a empresa em comunicado. Segundo explica ainda, este investimento irá reduzir os tempos de preparação do material para produção, pois o operador passa a ter os perfis de alumínio disponíveis na janela de acesso do armazém vertical, de uma forma ergonómica, substituindo assim as deslocações ao longo dos corredores do armazém e reduzindo os riscos associados à movimentação de materiais nas estantes.