A DHL está a realizar entregas através de transporte fluvial, nomeadamente no rio Tamisa, que atravessa a cidade de Londres.

Todas as manhãs chegam, ao aeroporto de Heathrow, várias encomendas que são transportadas para uma doca próxima do rio, através de veículos eléctricos. De seguida, com as encomendas a bordo, percorrem o rio e, posteriormente, são descarregadas e colocadas em bicicletas de carga movidas a pedal, até ao destino final. A DHL está a utilizar rotas de água semelhantes para o mesmo propósito em Veneza e Amesterdão.

“Este ano investiremos cerca de mil milhões de euros na nossa infraestrutura para expandir a nossa rede global e, assim, melhorar a qualidade dos negócios dos nossos clientes”, refere John Pearson, CEO da DHL Express, acrescentando que “além de renovar a nossa frota de aeronaves e expandir os nossos hubs e gateaways, estamos continuamente a trabalhar em soluções inovadoras que nos ajudam a transformar a nossa visão de ‘conectar pessoas, melhorando vidas’ em realidade. Isto também inclui novas rotas de transporte que pretendemos reduzir”.

A embarcação DHL apresenta-se como uma maneira mais rápida, eficiente e fiável de utilizar uma rota de acesso ainda não desenvolvida até Londres.

“Com tráfego e a má qualidade do ar a tornarem-se problemas crescentes em áreas urbanas como Londres, estamos empenhados em encontrar uma melhor combinação. Este novo e único serviço, que combina veículos eléctricos, barcos fluviais e bicicletas para a última milha, permite um acesso rápido e eficiente à capital”, refere Ian Wilson, Porta-voz da DHL.

O barco fluvial é a mais recente adição ao GoGreen, o programa de protecção ambiental da DHL, que visa reduzir ou evitar as emissões de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos locais. A empresa comprometeu-se a reduzir a zero as emissões relacionadas com a logística até 2050.