A ATP lançou o projecto ‘Sustainable Fashion From Portugal: Fashion Industry’s New Chic’, apresentado no Modtissimo, com o objectivo de afirmar Portugal como centro de inovação e excelência nas áreas da produção responsável e da economia circular.

Esta aposta surge no âmbito das acções Fashion From Portugal que têm vindo a promover a indústria portuguesa em mercados internacionais ao longo dos últimos anos. Contudo, desta vez, o foco são os têxteis sustentáveis, promovendo o trabalho realizado pelas empresas nacionais na redução da pegada ecológica.

A digitalização dos processos, a redução do desperdício e a aposta crescente em fibras recicladas são alguns dos exemplos que a ATP quer divulgar.

Com o objectivo de elevar as exportações têxteis, a acção da Associação irá incidir sobretudo em mercados onde a sustentabilidade já é tida como um critério de exigência por parte dos consumidorese/ou clientes.  Por norma, os países do Centro e Norte da Europa são vistos como áreas onde as marcas e consumidores valorizam a produção sustentável.

O projecto decorrerá durante dois anos e terá um investimento estimado de cerca de 740 mil euros, co-financiado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI), enquadrados no Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, no Portugal 2020 e COMPETE 2020.