A INEOS fechou o maior contrato de compra de energia eólica com a Engie, na Bélgica. O acordo, de 10 anos, para a compra de electricidade renovável, irá evitar 1.150.000 toneladas de emissões de CO2, bem como impulsionará o desenvolvimento do mercado eólico offshore.

A energia renovável fornecida à INEOS será proveniente do parque eólico offshore do Mar do Norte a partir de 1 de Janeiro de 2021. Inicialmente irá ser realizado um compromisso de longo-prazo de 84 MW assegurados pelos locais de produção existentes da INEOS e, mais tarde, pelo Project ONE, um investimento da empresa em duas fábricas em Antuérpia.

“Este acordo é um passo importante para a INEOS na redução das emissões do consumo de energia na Bélgica. O Project ONE será o complexo químico com maior eficiência energética deste tipo na Europa, usando as tecnologias mais recentes”, refere John McNally, CEO da INEOS Project ONE.

Por sua vez, Gerd Franken, Presidente da INEOS Olefins & Polymers Europe, refere que “este importante acordo reduzirá a nossa pegada de carbono na Bélgica em mais de um milhão de toneladas de CO2, o equivalente a retirar 100.00 carros das estradas a cada ano, desde o início do próximo ano por 10 anos”.

Do lado da Engie, o CEO Phillippe van Troeye, admite que “temos o orgulho de ajudar a INEOS a cumprir os seus objectivos ambientais, facilitando o seu consumo de energia renovável na Bélgica. Este acordo ilustra também a forte ambição da Engie em aumentar o desenvolvimento das energias renováveis na Bélgica, já que vários PPA’s foram assinados com grandes empresas, nos últimos meses”.