Foi recentemente apresentado, em Évora, o Programa ATL-100, projecto luso-brasileiro que junta o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA) e a Desaer, uma empresa brasileira especializada na produção de aviões.

  1. Consiste, então, numa joint-venture luso-brasileira, que marca o início de um projecto único no país, uma vez que se trata do primeiro programa aeronáutico que vai realizar o desenvolvimento, a industrialização e a operação de aeronaves de nova geração a partir de Portugal.

O projecto irá desenvolver e industrializar uma aeronave ligeira de nova geração para um mercado de curtas distâncias, e irá arrancar nas instalações do CEiiA no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia.

Este modelo foi criado pela Desaer e está preparado para o transporte de passageiros até 19 pessoas, e carga até 2,5 toneladas. É multi-configurável para maior flexibilidade na logística de passageiros e mercadorias. O seu desenho foi pensado para que tenha menos custos operacionais e maior sustentabilidade do que o habitual neste tipo de aeronaves, prevendo até a evolução para plataforma neutra em carbono.

Miguel Braga, da Direcção do CEiiA, refere que o programa lançado esta semana servirá para “reforçar de forma definitiva aquele que é o polo aeronáutico nacional em Évora, com o desenvolvimento de um programa completo e inovador que nos permite criar um novo integrador a partir de Portugal, para a industrialização e operação de aeronaves de nova geração”.

Por sua vez, Roberto Figueiredo, Accionista da Desaer, admite que “esta parceria, que agrega competências complementares do sector aeroespacial de Portugal e do Brasil, além de ser um importante projecto de inovação tecnológica e de criação de emprego em ambos os países, assume ainda mais relevância num contexto de crise do sector provocado pela pandemia Covid-19”.