Na passada quarta-feira, dia 16 de Setembro, decorreu a entrega dos prémios Kaizen Lean 2020, evento promovido pelo Kaizen Institute, que distingue projectos nacionais que se destacam na prática da melhoria contínua para a inovação, excelência, crescimento e rentabilidade.

As empresas Megatech Industries Portugal (Excelência na Produtividade), CIN Industrial Coatings (Excelência na Qualidade), CTT (Excelência no Sistema de Melhoria Contínua) e Garcia Garcia (Excelência na Estratégia de Crescimento) foram as vencedoras dos quatro prémios Kaizen Lean 2020. Na sub-categoria de PME também foram distinguidas a Mercatus (Produtividade) e a Auto Ribeiro (Programa de Excelência Operacional), além da Revigrés (Produtividade) e Continental (Qualidade) que receberam ainda uma menção honrosa.

Anualmente o instituto também distribui os prémios especiais Kaizen, não estando estes a concurso e sendo atribuídos pela organização. Este ano as honras couberam à Colep, sendo o prémio entregue ao CEO Vítor Neves, e à Câmara Municipal de Cascais, entregue a Carlos Carreiras, presidente do município.

“Os Prémios KAIZEN™ representam o reconhecimento do esforço e do trabalho desenvolvido pelas empresas que já adoptaram uma cultura de melhoria contínua no seu modelo de gestão. O nível das candidaturas superou as nossas expectativas e ilustra a excelência do tecido empresarial que existe em Portugal, e que dá um contributo muito significativo para o desenvolvimento do país”, defende António Costa, Senior Partner do Kaizen Institute Western Europe.

A construtora vimaranense Garcia Garcia, premiada com o prémio “Excelência na estratégia de crescimento”, foi a primeira empresa do sector da arquitectura, engenharia e construção a ser reconhecida com esta distinção, e já manifestou o seu contentamento, comentando que o prémio reflecte a rota de ascensão que a empresa tem tido dentro do mercado em que actua e os resultados obtidos nos últimos anos.

A Garcia Garcia decidiu implementar a metodologia Kaizen com o objectivo de aumentar a sua eficiência organizacional e definir uma estratégia de crescimento capaz de alavancar os resultados operacionais da empresa, o que se revelou eficaz tendo em conta os resultados positivos. Centrada nos seus processos e pessoas, a empresa adoptou novas formas de trabalho, reduzindo os desperdícios e optimizando os recursos, o que resultou num aumento da produtividade, associado ao desenvolvimento de uma cultura de melhoria contínua.

Miguel Garcia, administrador da empresa, comenta que “este prémio do Kaizen Institute é para a Garcia Garcia um importante reconhecimento do trabalho que tem vindo a desenvolver nos últimos anos e cuja matriz principal é a procura da melhoria contínua da empresa. Esperamos servir de exemplo a outras empresas, que passem a adoptar esta metodologia, que lhes permitirá desenvolver um planeamento produtivo, sistematizar procedimentos e optimizar processos”.