Localizado em Santo Tirso, o centro logístico de 48 mil metros quadrados representa um investimento de 70 milhões de euros, passa a ser o maior entreposto logístico do Lidl em Portugal e já iniciou as operações. O desafio da primeira semana de trabalho foi superado com sucesso.

Foi há pouco mais de ano e meio que a cadeia alemã de supermercados decidiu deslocar o centro de distribuição e logística e o armazém de congelados de Vila Nova de Famalicão para Santo Tirso. Além da sua dimensão, que o torna no maior centro logístico da Lidl Portugal, este é o primeiro armazém do Lidl no nosso país com automatização, além de no universo do retalhista ser também o primeiro em todo o mundo a correr em S/4 HANA sobre EWM.

Este entreposto tem uma capacidade de armazenagem de 55 mil paletes, é semi-robotizado, tem mais de 90 cais, 400 lugares de estacionamento e com este investimento, o gigante alemão do retalho aposta em dois pilares: inovação e sustentabilidade. Exemplo disso é o recurso a energias renováveis (painéis solares), a gestão inteligente da iluminação (garantida através de sensores), bem como as câmaras de frio com um sistema de arrefecimento concebido, na sua generalidade, com gases/fluidos naturais, que minimizam os efeitos nocivos para a camada do ozono.

“O centro logístico de 48 mil metros quadrados representa um investimento de 70 milhões de euros, passa a ser o maior entreposto logístico do Lidl em Portugal e já iniciou as operações. O desafio da primeira semana de trabalho foi superado com sucesso”

 

O novo centro logístico a norte permitirá o aumento da capacidade de abastecimento às lojas, traduzido em eficiência de resposta e ganhos consideráveis do ponto de vista da sustentabilidade das operações. A construção foi da responsabilidade da Garcia Garcia. A forte especialização na área industrial e logística garantiu à construtora mais um grande projecto nesta área.

Depois de meses de trabalho e preparação é uma equipa multidisciplinar, de gente visivelmente motivada e orgulhosa pelo caminho percorrido, que vai partilhando nas redes sociais as emoções envolvidas no kick-off e no início das operações daquela que passa a ser a maior infra-estrutura logística do Lidl em Portugal.

Ficam alguns números que ilustram não as possibilidades logísticas e operacionais da infra-estrutura mas o gigantesco desafio humano que o projecto envolveu para alguns dos que estiverem no terreno. Os números da operação ficam para mais tarde.

Demorou apenas cerca de…

– ☕️: 43.200 chávenas de café