A Comissão Europeia atribuiu 150 milhões de euros a 18 Estados-Membros e ao Reino Unido para o transporte de produtos de saúde essenciais através do Instrumento de Assistência Urgente.

Esta ferramenta permitiu o financiamento de serviços de transporte de mercadorias entre Abril e Setembro de 2020, entre os quais se encontram equipamentos de protecção individual, medicamentos e equipamentos médicos.

Janez Lenarcic, Comissário da Gestão de Crises, refere que “ajudamos os nossos Estados-Membros a prepararem-se melhor para enfrentar a pandemia causada pelo coronavírus” e, para isso, “financiamos o transporte de dispositivos médicos essenciais em toda a União Europeia”.

A quantia investida está inserida nos 220 milhões de euros disponibilizados em Abril do presente ano, destinado ao apoio ao transporte de dispositivos médicos, à transferência de pacientes entre Estados-Membros da União Europeia ou países vizinhos, bem como o transporte de pessoal médico e de equipamentos médicos.

Neste sentido, financiou o transporte de uma remessa partilhada de mais de 1000 toneladas de equipamento de protecção individual essencial para a República Checa e Eslováquia, segundo a Comissão Europeia. No mesmo âmbito, a União Europeia financiou também o transporte de mais de 1000 toneladas de equipamento de protecção individual adquirido pelo comissário italiano responsável pela emergência causada pelo COVID-19, e de mais de 400 toneladas de óculos, batas descartáveis, máscaras e roupas de protecção para a Lituânia por via aérea e ferroviária.