O relatório ‘Sustainable Raw Materials in Fashion and Home Textiles’, da Lenzing, que contou com as respostas de mais de 9.000 consumidores oriundos de nove países, veio confirmar que os compradores estão, de facto, preocupados com o tipo de artigos que consomem, sendo a transparência um factor-chave para reconquistar a confiança dos consumidores, de acordo com o Portugal Têxtil.

86% dos entrevistados consideram que, para viver um estilo de vida mais ecológico, é fundamental comprar vestuário fabricado com materiais sustentáveis e, por isso, compram frequentemente produtos de marcas que optam por matérias-primas sustentáveis (80%) ou materiais reciclados (77%).

Ler as etiquetas presentes nos artigos é também um hábito da maioria dos inquiridos, que estão dispostos em pagar, em média, mais 40% por este tipo de produtos se respeitarem os critérios de sustentabilidade. Por sua vez, 80% indica estar extremamente ou muito interessados na moda sustentável e em adquirir vestuário produzido com matérias-primas sustentáveis.

Sobre as preferências de vestuário e têxteis-lar, metade dos inquiridos afirma haver uma maior probabilidade de comprar um produto natural ou ecológico, enquanto mais de 60% mencionam haver uma maior probabilidade de comprar produtos biodegradáveis ou recicláveis.

Os processos produtivos também mostraram ser aspectos a considerar pelo consumidor, bem como práticas sustentáveis e a origem das matérias-primas. Para os compradores confiarem na marca é muito importante conhecer a pegada ambiental.

“Com base no relatório, compreendemos de forma mais abrangente as percepções do consumidor a nível global. A classificação do tipo de material como sendo o principal factor a ter em conta ao comprar vestuário ou têxteis-lar sustentou a nossa crença de que os consumidores valorizam e procuram ativamente produtos sustentáveis», explica Florian Heubrandner, Vice-Presidente de Gestão de Negócios Têxteis a nível internacional da Lenzing, acrescentando que «estes dados providenciaram a nós, e aos nossos parceiros e marcas, ideias para seleccionar estratégias e programas mais direccionados para impulsionar a sustentabilidade, não apenas nas matérias-primas, mas também na vida do produto depois da morte. A longo prazo, esperamos acrescentar valor à cadeia de aprovisionamento da indústria de vestuário e de têxteis-lar para ajudar as marcas a alcançar novos patamares e a proteger o nosso planeta»

A Lenzing tem desenvolvido uma abordagem composta por três pilares, de forma a promover a colaboração da indústria no que diz respeito à sustentabilidade, assegurando um maior nível de transferência através da verificação da origem das matérias-primas, desde o início do processo até ao produto acabado. Esta abordagem abrange uma tecnologia especial de identificação de fibra, um sistema de rastreamento e o planeamento da cadeia de aprovisionamento.