A ERG, produtor independente de energia na Europa com mais de 80 anos de experiência, e líder no sector das energias renováveis, implementou as soluções SAP Ariba Sourcing e SAP Ariba Supplier Lifecycle and Performance no sentido de digitalizar e unificar as suas operações de compra através da cloud, permitindo ainda à empresa colaborar com os seus fornecedores no sentido de os ajudar a assegurar o alinhamento com os seus princípios organizacionais e código de conduta.

Graças à adopção de tecnologias baseadas em cloud, a ERG pretende obter vantagens ao nível da criação de uma infra-estrutura mais flexível, com maior integração, melhor eficiência dos processos, actualizações mais céleres e menos custos de gestão. A escolha da SAP Ariba veio no sentido de consolidar as suas compras numa única plataforma, juntando as necessidades das diversas funções de negócio e partilhando informação universal e atempada.

“Após uma avaliação meticulosa das soluções disponíveis, seleccionámos as soluções SAP Ariba para facilitar a integração com os nossos sistemas SAP existentes e, assim, oferecermos aos nossos fornecedores um único interface de conexão e colaboração entre a nossa organização e os nossos parceiros”, afirma Anna Campi, responsável pelo planeamento de compras e gestão de fornecedores da ERG.

Segundo explica ainda a responsável da ERG, “desde que adoptámos as soluções SAP Ariba, observámos importantes poupanças em relação à solução anterior. Também optimizámos a nossa estrutura de qualificação de fornecedores por áreas de produto, já que as soluções SAP Ariba proporcionam uma lista de fornecedores muito mais precisa e fiável”.

A nível operacional, as soluções SAP Ariba irão ajudar a ERG nas avaliações periódicas de conformidade dos fornecedores estratégicos, o equivalente a 80% das compras da empresa, e devido a ser feito em tempo real, a ERG pode trabalhar no sentido de melhorar as margens operacionais e premiar os fornecedores estratégicos pela sua conformidade.

“A colaboração com os fornecedores não poderia ser mais importante do que é hoje, já que as empresas se concentram na continuidade dos negócios”, comenta Chad Crook, vice-presidente sénior e responsável mundial de Customer Engagement and Adoption da SAP Procurement Solutions.

“Com as soluções SAP Ariba, a ERG dispõe de um processo digitalizado e simplificado para a gestão integral da despesa numa única plataforma, assim como a capacidade de conectar e colaborar de forma mais eficaz com os fornecedores, para obter conformidade e manter a fluidez das operações entre os seus parceiros comerciais”, conclui o responsável da SAP.

A ERG tem estado envolvida num processo contínuo de melhoria da sustentabilidade e os seus objectivos levaram-na a desenvolver projectos de produção e compras como forma de melhorar o seu aprovisionamento e melhorar os processos de forma integral, tendo inclusive recentemente aprovado um código de conduta para fornecedores.

Share This

Partilhar este artigo