A nova aposta da Mercadona, denominada Estratégia 6.25, promove a economia circular com o objectivo de diminuir significativamente a quantidade de plástico em toda a empresa, evitando que se converta em desperdício.

De forma a alcançar um triplo objectivo, que consiste em reduzir 25% do plástico, de todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico, a Mercadona irá implementar seis medidas para o efeito.

Eliminar os sacos de plástico de uso único em todas as secções até ao final do ano; eliminar os descartáveis de plástico de uso único até ao final de 2020; diminuir em 25% o plástico das embalagens até 2025; promover o desenvolvimento de embalagens recicláveis/compostáveis; reciclar os resíduos de plástico gerados nas lojas; e formar e informar os clientes de como se deve efectuar a separação correcta dos resíduos, quer através de informação nas embalagens, como nas lojas. São estas as medidas contempladas na estratégia da marca.

“Na Mercadona reciclamos 100% das embalagens de cartão e plástico que usamos. São 220.000 toneladas que têm assim uma segunda vida nas nossas lojas, em forma de sacos de compras ou caixas de leite”, refere Margarita Muñoz, Directora de Responsabilidade Social da empresa.