A Alphabet / Google anunciou a transição para SAP Ariba, e lançou um alerta para a necessidade de outras empresas parceiras criarem uma conta na SAP Ariba Network, nomeadamente a todos os fornecedores das suas empresas de tecnologia americanas e da Alphabet Inc.

Segundo revela a multinacional, a transacção irá ocorrer em múltiplas vagas, e go-live ocorrerá no próximo dia 24 de Agosto, sendo que a partir de dia 31 de Agosto ficará disponível a nova funcionalidade de upload de facturas em massa através do modelo CSV para fornecedores com uma conta empresarial da Ariba Network.

Esta mudança no seu processo de gestão de fornecedores visa simplificar as transacções comerciais e fortalecer ainda mais as relações existentes e novas da Google e da Alphabet Inc. através de métodos de comunicação melhorados. Ao mesmo tempo, os seus fornecedores irão obter uma maior visibilidade sobre o estado dos seus pedidos e facturas. A plataforma centralizada permite que os fornecedores acedam e actualizem as suas informações e que tomem medidas sobre transacções comerciais.

No entanto, o anúncio da Google prevê algumas excepções, nomeadamente no caso de indivíduos, parceiros de receita e beneficiários especiais. Relativamente aos pedidos de compra para todos os fornecedores elegíveis, serão facturados na SAP Ariba Network quando permitido pelos regulamentos locais.

A alteração permite que tanto os fornecedores empresariais como os fornecedores padrão na Região Ásia-Pacífico gerem facilmente as suas informações de conta com a Alphabet/Google a partir da plataforma SAP Ariba Network, incluindo:
• Gestão automática e actualização da informação da conta;
• Receber novas ordens de compra;
• Envio electrónico de facturas para processamento e pagamento contra ordens de compra (para a Austrália, Japão, Singapura, Malásia, Nova Zelândia).

Para a Alphabet/Google, o movimento irá ajudá-la a gerir eficientemente as informações, ciclo de vida e desempenho do fornecedor. Além disso, fornece à multinacional:
• Um registo unificado e preciso de informações sobre o fornecedor;
• Capacidade de integrar a qualificação e segmentação consistentes dos fornecedores com outros processos de aquisição;
• Gestão de risco de fornecedor e cumprimento de toda a sua base de abastecimento.

Além disso, de acordo com a declaração do 2º Trimestre de 2020 da SAP, a plataforma SAP Ariba está a incorporar a tecnologia Qualtrics no seu sistema, o que ajudará a Alphabet Inc. e a Google a melhorar ainda mais a experiência dos fornecedores e permite-lhes criar um ciclo de feedback contínuo para compradores e fornecedores na rede — tornando as transacções comerciais mais contínuas.

A SAP e a Google encontram-se numa parceria estratégica desde 2017, que pretende ajudar os clientes SAP a transformar digitalmente os seus negócios. As duas empresas têm trabalhado em conjunto para ajudar os seus clientes a adoptar uma estratégia de nuvem e a construir sistemas de TI robustos, flexíveis e inovadores que os ajudarão nos seus objectivos de curto e longo prazo. Em 2019 a Google lançou o Cloud Acceleration Program, desenhado especificamente para os clientes SAP que quisessem agilizar os seus planos de migração para cloud.