Foi fechado o negócio de compra da totalidade da Vortal, plataforma líder em contratação pública electrónica, por parte da DOCU Nordic, empresa detida pela Stirling Square Capital Partners. Anteriormente a empresa era detida pelo Fundo Vallis Sustainable Investments I, Netcorp, Pathena e MEO.

A empresa liderada pelo CEO Miguel Sobral oferece soluções de e-sourcing e e-procurement a 350.000 compradores públicos e privados em todo o mundo, suportados pelos seus escritórios em Portugal, Espanha, Alemanha, Itália e América Latina. Na sua carteira de clientes encontram-se desde pequenos municípios a organismos nacionais de contratação, bem como pequenas e grandes empresas privadas, incluindo instituições financeiras.

Em comunicado a empresa revela que nos últimos anos a empresa duplicou a sua actividade, e expandiu as suas operações a nível internacional com especial enfoque na Europa e América Latina, tornando-se reconhecida como um dos principais players de mercado no Quadrante Mágico da Gartner e como um dos maiores operadores globais de e-sourcing e e-procurement. O CEO comenta ainda que ““A Vortal é líder na operação de plataformas de e-sourcing nos sectores Público e Privado, combinando soluções orientadas para o comprador com um e-marketplace B2B capaz de identificar os fornecedores mais competitivos e qualificados. Para os fornecedores, a Vortal oferece ferramentas inovadoras de geração de oportunidades de venda e de market intelligence, proporcionando às empresas um conhecimento adicional para se tornarem mais competitivas e aumentarem as suas taxas de sucesso”.

Acerca da venda da empresa, Miguel Sobral comenta que “estamos entusiasmados em fazer parte da DOCU Nordic e ter o apoio da Stirling Square, sendo uma oportunidade para conduzir a empresa ao próximo nível, combinando o crescimento orgânico através de uma proposta de valor ampliada e liderando a consolidação do mercado de e-tendering público na Europa”.

Por parte da DOCU Nordic, Stefan Lindqvist, CEO da empresa, mostra estarem “entusiasmados para trabalhar com a equipa da Vortal e continuar o crescimento do negócio como parte do nosso grupo. Vemos um grande potencial na expansão geográfica de nossos dois modelos de negócios complementares, apresentando a oferta da Vortal na região Nórdica e levando a nossa oferta para os mercados domésticos da Vortal”.

O CEO da Vallis Capital Partners, Eduardo Rocha, afirma que “estamos muito satisfeitos por termos concluído com sucesso esta transacção, que é o corolário do trabalho árduo e da mentalidade inovadora alcançada por toda a equipa da Vortal nos últimos anos. O facto de esta transacção ocorrer num período de incerteza global reforça ainda mais a confiança nos fundamentais do negócio sólidos da Vortal. Quero agradecer a todos os envolvidos na transacção, à equipa da Vortal, todos os accionistas vendedores e à equipa da Stirling Square Capital Partners, desejando-lhes todo o sucesso para a próxima fase de crescimento da Vortal na arena digital global”.

Henrik Lif, Partner da Stirling Square Capital Partners, dá as boas-vindas à Vortal ao grupo comentando que “estamos muito satisfeitos com a aquisição da Vortal e damos as boas-vindas a todos os colaboradores ao grupo DOCU Nordic. Esperamos apoiar a Vortal na expansão do seu negócio nos mercados actuais e novos.”