Em média, Portugal desperdiça um milhão de toneladas de alimentos por ano. Os estudos indicam que no retalho, a distribuição é responsável por 5% do total de desperdício alimentar. Já os consumidores domésticos são responsáveis por 42%.

Procurando inverter os números, o Continente passa a ter caixas de cinco quilos, com frutas e legumes que se aproximam do fim do seu valor comercial, mas que ainda estão em perfeitas condições de consumo. São as Caixas Zer0% Desperdício.

Para já à venda na zona dos frescos de 29 lojas do retalhista, o conteúdo de cada caixa – vendida por 0,50€/kg – é “cuidadosamente seleccionado” pelos colaboradores de loja que “resgatam” apenas as frutas e os legumes que continuem a corresponder aos padrões de qualidade e frescura. O Continente indica que está a ser estudado o alargamento a mais lojas, de forma a evitar o desperdício de 25 toneladas de frutas e legumes por ano.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a cada ano, mais de metade das frutas e dos legumes colocados à venda são desperdiçados, quer na cadeia de valor, quer na casa do consumidor.

De facto, um estudo publicado na revista PLOS ONE concluiu que os consumidores desperdiçam mais comida do que acreditam. De acordo com os investigadores holandeses, as previsões anteriores foram subestimadas. A FAO mostrou, em 2011, que cerca de um terço dos alimentos são perdidos ou desperdiçados mas, segundo estes investigadores, a estimativa parece estar errada quando se trata da quantidade de alimentos que as pessoas desperdiçam em casa.

De referir que este estudo, contudo, não inclui os alimentos perdidos a montante da cadeia, na produção, e que não chegam ao consumidor.