A IPP acaba de dar o primeiro passo na sua estratégia de expansão para a Europa de Leste. A Polónia é o primeiro mercado de intervenção nesta zona geográfica, onde a empresa pretende levar os benefícios da economia circular. A IPP é uma das principais empresas europeias de pool de paletes de madeira sustentável, que opera nas cadeias de abastecimento de produtos de grande consumo e retalho. Esta empresa detentora de um negócio especializado, de longa data e de propriedade familiar, tem obtido um crescimento estável nos seus diversos sectores de actuação, sendo este mais um passo nesse crescimento.

Este avanço para a Europa de Leste surge na sequência da sua expansão no mercado ibérico, com o desenvolvimento do negócio em Portugal. Recorde-se que, para liderar o mercado português, a IPP recrutou Ana Ferreira, profissional do sector com ampla experiência no sector de pooling e um nome conhecido da Logística em Portugal, numa clara aposta de crescimento de negócio e conquista do mercado português.

Segundo Ana Ferreira, “o desenvolvimento do negócio da IPP na Península Ibérica passa, sem dúvida, por uma forte presença em Portugal, já que muitos dos clientes espanhóis têm operações em solo nacional. Para além disso, o mercado português precisa de soluções alternativas que sejam uma solução efectiva para optimizar e agilizar a cadeia de abastecimento. O operador de pool não pode ser um “mal necessário”. O nosso compromisso é provar que é fácil trabalhar com a IPP, que somos flexíveis e, como tal, fazemos tudo o que está ao nosso alcance para trazer soluções. Os fabricantes e retalhistas portugueses contam com o nosso total empenho em entregar e recolher paletes de elevada qualidade, sem complicações, sem surpresas e com preços competitivos. O mercado português tem agora um verdadeiro parceiro, mas caberá aos fabricantes e retalhistas nacionais escolherem por si.”

Para orientar a iniciativa de expansão inicial na Polónia, a IPP nomeou Tomasz Sączek como diretor-geral da nova empresa polaca. Nome familiar na logística do país, Tomasz, especializado na optimização do processo de logística e cadeia de abastecimento, tem mais de 20 anos de experiência em cargos superiores de logística para grandes retalhis- tas e fabricantes de produtos de linha branca.
A IPP acredita que esta é a altura perfeita para se estabelecer na Polónia, onde a consciência das vantagens do pooling de paletes – economias de escala, sinergia e eficiência – é maior do que nunca. Além disso, as empresas polacas começam a perceber a importância da redução da pegada de carbono e do crescimento sustentável.

Segundo Eric Schrover, Director Comercial da IPP: “A nossa estratégia sempre foi tornarmo-nos o operador de pool de eleição na Europa, com uma forte presença nas economias mais importantes do continente. Muitos dos nossos clientes operam na Europa Ocidental e do Sul, mas, na nossa procura de expandir a abrangência geográfica e aumentar a densidade da nossa rede, a IPP concentrou-se na expansão para a Europa de Leste, especialmente, e inicialmente, na Polónia. Temos de estar lá para oferecer aos nossos clientes acesso livre ao nosso pool de paletes e às vantagens que temos para oferecer,  pelo que é com muito gosto que afirmo que esta ambição antiga já deu frutos. Tomasz é um verdadeiro especialista que conhece os desafios que as empresas do Retalho e de Produtos de Grande Consumo enfrentam. E sabe que o pooling de paletes pode oferecer respostas a esses desafios, em muitos casos. Apesar de a Polónia ser a nossa primeira base, não é o fim das nossas ambições europeias, já que pretendemos alargar cada vez mais o nosso modelo na Europa de Leste.”

Share This

Partilhar este artigo