A ERP Portugal, entidade gestora de resíduos, acaba de lançar um novo site que tem como objectivo facilitar a recolha de resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos e pilhas usadas. O eureciclo.pt é um espaço destinado a todas as empresas e/ou entidades que necessitem de encaminhar os seus resíduos ou os dos seus clientes para reciclagem.

Os actuais pontos de recolha da rede ERP Portugal, como escolas, lojas de equipamentos eléctricos e electrónicos e pilhas, bem como empresas e/ou entidades, podem igualmente solicitar recolhas através deste site, assegurando a ERP Portugal a recolha selectiva e posterior envio para tratamento, descontaminação e reciclagem.

Pedro Simões, Responsável de Operações da ERP Portugal, explica que “vivemos numa era digital que se move muito depressa e que precisa de respostas rápidas e personalizadas. A ERP Portugal acumula mais de 15 anos de experiência na recolha e reciclagem de equipamento eléctricos e electrónicos e de pilhas e acumuladores, e hoje em dia conta com mais de 3 500 pontos de recolha espalhados por todo o território nacional. A plataforma Eu Reciclo da ERP Portugal é mais uma iniciativa que auxiliará o País no cumprimento das metas nacionais de reciclagem”.

Para as entidades referidas, o processo é muito simples e rápido: basta aceder ao site e submeter o formulário, que pode ser acompanhado de registos fotográficos. Para o consumidor final este serviço não está disponível, mas é possível saber no website da ERP Portugal onde entregar os equipamentos e/ou pilhas.

Este novo serviço inclui a recolha gratuita de equipamentos eléctricos e electrónicos, como frigoríficos, aparelhos de ar condicionado, ecrãs, lâmpadas, computadores, impressoras e outros equipamentos informáticos, telemóveis, painéis fotovoltaicos, entre outros, e ainda pilhas e acumuladores em fim de vida. Numa lógica de economia circular, o correcto encaminhamento destes resíduos conduzirá ao tratamento adequado das substâncias nocivas e à obtenção de matérias-primas (secundárias) a incorporar em novos produtos.