A ID Logistics, um dos principais operadores logísticos a nível internacional, dá mais um passo na digitalização dos seus armazéns, através da incorporação do sistema Full Pallet Inventory, uma tecnologia desenvolvida pela Zetes, em colaboração com a ID Logistics. O sistema, que faz parte da solução de execução logística da ZetesMedea, utiliza a tecnologia de imagem para executar uma contagem de inventário rapidamente e em movimento, através de um leitor móvel ImageID, especialmente projectado e montado num empilhador, capaz de atingir velocidades de até 10 km/h. O sistema adapta-se continuamente à velocidade do empilhador e permite reduzir em 50% o tempo gasto em inventários nos armazéns.

O operador logístico transforma um importante processo de armazém com o Full Pallet Inventory, um sistema desenvolvido pela Zetes em colaboração com a ID Logistics utilizando o ImageID, que permite que os inventários sejam realizados utilizando um empilhador e atingindo velocidades de até 10km/h

O funcionamento do Full Pallet Inventory requer um pré-mapeamento da elevação das prateleiras para minimizar as varreduras de leitura. As diferentes alturas e a tipologia de elevação das prateleiras nos armazéns são consolidadas em tipos de locais agrupados para simplificar as rotas. O sistema identifica e lê os códigos da matriz de dados através da imagem e descodifica os rótulos das paletes e da localização, traduzindo esses dados para a linguagem própria do WMS.

A tecnologia está totalmente integrada com o WMS e é exportável para qualquer plataforma da ID Logistics, mesmo que haja variações entre os próprios sistemas de gestão. Os dados podem ser visualizados de duas formas: através de um planograma ou através de arquivos exportáveis integrados ao SGA. Após a integração, são automaticamente identificadas as discrepâncias entre a leitura do Full Pallet Inventory e os dados do SGA. A taxa de leitura dos locais está acima de 99,8%.

O Full Pallet Inventory é um projecto de inovação enquadrado no plano “Innovation Booster 2020” da ID Logistics, que está a ser realizado em parceria com a equipa central de inovação da empresa.

Mercedes Espárrago, Re-engineering Project Manager da ID Logistics, destacou que “a capacidade de realizar inventários em movimento, minimizar as varreduras por rua de armazenamento, traduz-se em optimização de tempo e de recursos e  melhoria da produtividade do armazém. A utilização do ImageID proporciona-nos uma qualidade e fiabilidade dos dados muito mais altas. Até agora, os inventários eram realizados manualmente, com a ajuda de sistemas de rádio frequência ou mesmo em papel. O sistema projectado pela Zetes permite-nos fazer por meio da tecnologia da imagem integrada ao SGA, um claro impulso da ID Logistics na carreira de automação logística. O lançamento do Full Pallet Inventory exigiu uma estreita colaboração entre os diferentes departamentos da ID Logistics (TI, Operações e Reengenharia) e a equipa da Zetes”.

Com uma precisão de mais de 99,8%, permite minimizar interrupções operacionais e melhorar a produtividade e a fiabilidade do stock

Por sua vez, Simón Ben Hamú, Country Manager de Zetes Espanha, afirmou que “o elemento diferenciador do Full Pallet Inventory, além da captura de imagens, é a capacidade de traduzir os dados para o idioma do SGA. A automação deste processo reduz a margem de erro que pode acontecer na transferência de dados, o que permite uma análise mais exaustiva e rápida. Cremos firmemente que este sistema inovador permitirá às empresas de logística e de retalho uma poupança significativa de tempo nas suas operações do processo de inventário e que ajudará também a obter uma maior visibilidade”.

Share This

Partilhar este artigo