A ILS Portugal entregou um helicóptero a um cliente em Angola através de uma operação minuciosa e delicada que, no total, do planeamento à entrega, durou dois meses.

O helicóptero é um AS 332L2 / D2-EXV, também conhecido como SUPER PUMA. Originalmente fabricado pela Aérospatiale, hoje Eurocopter, este helicóptero alcançou grande sucesso na indústria civil no transporte de equipamentos e nas mudanças de tripulação nas plataformas de petróleo realizados para a indústria petrolífera, podendo transportar 21 a 25 pessoas, além da tripulação de voo, e transportar até 4,5 toneladas com um gancho externo.

O helicóptero (16,79 x 3,87 x 4,65 mt – 302 FRT Peso 5900 kg), de estrutura média para fins civis e militares, foi recebido numa fábrica na Polónia e, de seguida, transportado até ao terminal de Antuérpia, tendo passado pela Alemanha e pela Holanda.

Até Antuérpia o helicóptero foi transportado através de camião, cuja operação foi estabelecida de acordo com as regras e autorizações necessárias, e ainda escolta policial para atravessar as fronteiras, e, até Angola, a carga seguiu de navio.

Os momentos mais delicados, de um modo geral, são o carregamento e a descarga, pois qualquer pequeno problema pode levar a grandes danos. O navio carrega e descarrega muito mais carga e, se esta não estiver bem acondicionada, qualquer oscilação pode resultar em grandes perdas, especialmente nestes dois momentos críticos.

Chegado ao terminal de Luanda, em Angola, o SUPER Puma foi transportado até às instalações do cliente através de uma operação rigorosa onde se mapeou o trajecto rodoviário para evitar a passagem por pontes e estradas estreitas.