O mês de Junho será dedicado às exportações. A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) lançou no dia 2, através de uma transmissão em directo na Plataforma Portugal Exporta, a sua nova ferramenta de Inteligência Artificial para ajudar as empresas portuguesas a chegar a novos clientes e mercados nas plataformas digitais.

A AICEP começa por defender que a presença digital é “uma oportunidade que qualquer empresa portuguesa deve aproveitar para começar a exportar ou para fortalecer ou diversificar a sua presença nos mercados internacionais”, pelo que considera importante que elas migrem para esta plataforma.

Segundo explica a agência, “através do Acelerador das Exportações Online, as empresas acedem a recomendações de mercados digitais customizadas para o seu perfil e podem criar um plano de internacionalização digital acompanhado pela AICEP”, e acrescenta que esta é uma oferta integrada de produtos e serviços de informação, formação e consultoria em comércio electrónico internacional. Ao mesmo tempo, um sistema de Inteligência Artificial também irá ajudar as empresas através de recomendações de mercados digitais.

“O nosso objectivo é continuar a trazer mais empresas para a internacionalização e diversificar as exportações portuguesas, desta vez com foco nos mercados digitais. Mais do que uma alternativa ao comércio tradicional, a Exportação Online deve ser encarada como um complemento e, cada vez mais, como uma evolução necessária para as empresas. Hoje os marketplaces são quase como novas geografias, com especificidades e desafios próprios e oportunidades a explorar”, explica o presidente da AICEP, Luís Castro Henriques.