É já amanhã, num ecrã perto de si, que os profissionais de supply chain vão debater algumas estratégias e caminhos possíveis para se ir “Construindo a supply chain do futuro”. Falamos da SCM DIGITAL Conference que pelas questões sanitárias que a todas afectam, migra temporariamente para o online. O encontro está marcado para os dias 2 e 3 de Junho. Onde? Em sua casa, claro.

Tal como na versão ao vivo e a cores da grande conferência dos profissionais de supply chain, o primeiro dia da versão digital da SCM Conference é dedicado à estratégia e liderança. Por isso, a presença do secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias logo a abrir não podia vir mais a propósito, bem como a intervenção imediatamente a seguir do especialista em supply chain management e professor universitário, Luis Solís.

Um foco muito claro, portanto, no pensamento estratégico que comanda não apenas quem está na supply chain mas sobretudo quem lidera as nossas empresas, porque, definitivamente, isso pode fazer toda a diferença no êxito ou fracasso das mesmas.

Por isso, à conversa com Gonçalo Sousa, senior manager da Capgemini, vão estar Paulo Barradas Rebelo, CEO da Bluepharma, Mauro Cardoso, Managing Director da Monliz e Hélder Guerreiro, Industrial Managing Director da Sofarimex para abordar as lições e ensinamentos que se podem retirar do período Covid-19 para a gestão das cadeias de abastecimento.

Informação e visibilidade para tomar decisões atempadamente são também fundamentais e Tiago Fernandes, da SAP vai por isso trazer à SCM DIGITAL Conference uma “Visão 360º das operações de supply chain”.

E a encerrar o primeiro dia nada melhor do que tentar antecipar o futuro, nomeadamente começarmos a pensar “Como tornar mas efectiva a liderança nos tempos que nos aguardam”. Vai ser esse o desafio trazido por Costa Faria.

O dia 3 de Junho vai focar-se em questões estratégicas mais operacionais. Pelo que Francisco Rocha da Capgemini, por exemplo, vai pegar no tema “Reshaping the supply chain for a resiliente future in the “new normal” e João Canosa do SAS Portugal aborda o “Demand planning em tempos de crise”.

Um dos momentos altos do programa vai ser seguramente o do painel-debate “Global supply chains, o que tem de mudar?”, moderado pelo Prof. Pedro Caldeira, da NOVA SBE. Com ele vão estar três supply chain managers com vasta experiência: Sandra Augusto da Volkswagen Brasil, Miguel Martins da Silva da Dr. Max Pharmacy e João Neves Grandvision Netherlands. A pandemia veio mostrar que por muito organizado que estivesse o mundo empresarial, a fragilidade veio ao de cima de forma absolutamente impensável. Estando estes oradores em três geografias distintas (Brasil, República Checa e Holanda) desafiámo-los a partilharem com quem está a assistir como se têm passado as coisas em cada um dos casos e qual a dimensão do impacto da pandemia nas supply chain locais no geral e, em concreto, nas suas.

Cabe ao último painel a missão “espinhosa” e mais difícil destes 2 dias de SCM DIGITAL Conference. Vamos ver se encontramos a resposta para a one million dollar question: “E agora… como se constrói a supply chain do futuro? ”

Nove profissionais de supply chain de diferentes sectores que aceitaram vir partilhar como é que, depois de tudo isto que estamos a viver, a supply chain vai mudar? O que vai ser ou já está a ser diferente? Qual é o maior desafio? Como vão ser os padrões de consumo daqui para a frente? Vamos ser mais digitais? E no que diz respito à globalização e às cadeias de abastecimentos longas e estendidas, com fornecedores do outro lado do planeta?

Mais do que uma mesa redonda, este será um painel que se propõe inovar no formato e que funcionará mais como uma “virtual” talk tão bem disposta quanto interessante. Orientação e inspiração para olhar o futuro, num tempo em que todos temos que nos reinventar.

A CDNTV é o parceiro media da SCM DIGITAL Conference.

Veja AQUI como se inscrever.