A Comissão Europeia desenvolveu um plano ‘verde’ de recuperação pós-pandemia, que prevê criar 20 novos empregos por cada 1000 toneladas de material têxtil que seja enviado para a reciclagem, de acordo com o Jornal T.

Este programa reserva até 10 mil milhões para avançar na circularidade na indústria e aponta para a criação de 120 mil novos postos de trabalho no sector têxtil.

O valor investido destina-se à criação de medidas para descarbonizar o sector da energia e promover a mobilidade limpa como dois dos pontos centrais do plano.

A Comissão Europeia encara a circularidade como o principal mecanismo de recuperação não só deste sector, mas também para outros na fase pós-Covid-19, alinhando assim a recuperação comum com os objectivos do Green Deal.

Virginijus Sinkevicius, Comissário da União Europeia para o meio ambiente, refere que “precisamos de uma economia mais resiliente, mais bem equipada para a digitalização e, acima de tudo, mais verde”.

Actualmente, os materiais reciclados representam apenas 12% do consumo total na EU, com a área dos plásticos a representar menos de 6%.