A ID Logistics está a desenvolver vários projectos de inovação de forma a melhorar os processos logísticos e acelerar a preparação de pedidos de comércio electrónico. Assim, criou iniciativas de robôs colaborativos, melhorias de software, QR codes, IoT e blockchain.

De momento, empresa está a finalizar um projecto para robôs colaborativos de assistência ao picking “trata-se de um enxame de robôs geridos por um software que recebe um elevado volume de pedidos e estrutura a organização do picking de forma autónoma, como explica Luis Felipe Marín, Director de Inovação da ID Logistics em Espanha.

Assim, as tarefas dos operadores são facilitadas, uma vez que os ajuda a “identificar os locais das unidades que devem ser geridas automaticamente, optimizar o trabalho no armazém e, além disso, melhorar o desenvolvimento do seu trabalho”. Estes sistemas, que ainda não foram implementados na Península Ibérica, impedem os funcionários de carregar pesos, e agilizam a preparação de pedidos para o comércio electrónico, nos quais são preparados grandes volumes de stock.

Por outro lado, a empresa está ainda a trabalhar numa outra iniciativa, para um sistema intensivo focado no comércio electrónico de alimentos e produtos têxteis. De acordo com o Director de Inovação, “valorizamos o desenvolvimento de um novo sistema no qual esperamos um aumento de lucros em torno de 50%”.

Outro dos projectos em que a ID Logistics está envolvida é a tecnologia QR para a leitura automática do stock tanto na fase de armazenamento, como na entrega do produto. O objectivo final desta estratégia é desenvolver essas leituras massivas para realizar um controlo rigoroso, em tempo real, de todas as entradas e saídas dos armazéns.

Além desta, também estão em fase experimental da tecnologia Internet of Things (IoT), através de um sistema de sensores para medir a temperatura e a localização geográfica de mercadorias em tempo real. Luis Felipe Marín refere que têm “alarmes que disparam quando detectam qualquer factor que ponha em risco a qualidade do produto, o que garante que a transferência do stock seja optimizada, dependendo das condições necessárias para cada produto”.

A blockchain também está na mira da ID Logistics, visto que também está a desenvolver um projecto-piloto baseado na tecnologia blockchain para garantir a rastreabilidade de produtos no âmbito do negócio promocional, “o principal valor agregado desse projecto, que permite a rastreabilidade automática e em tempo real, é a grande transparência que providencia entre fornecedores, clientes e parceiros”, saliente o Director de Inovação.