A entrada da espanhola Mercadona no nosso país veio trazer boas notícias para os fornecedores portugueses. Actualmente com mais de 300 fornecedores no nosso país a abastecer a gigante retalhista, em 2019 a Mercadona adquiriu 126 milhões de euros em produtos nacionais para abastecer as suas cadeias, mais 43% do que no ano anterior, sendo que deste valor exporta 90% para as suas mais de 1.600 lojas em Espanha.

A empresa também explica que a sua colaboração com os fornecedores portugueses está inserida no contexto de uma política de Cadeia Agro-alimentar Sustentável, respeitando os princípios de legislação europeia e portuguesa em vigor, e sendo assinante do Código de Boas Práticas na Cadeia Agro-alimentar.

“A nossa relação com fornecedores portugueses começou antes da nossa vinda para o país e tem-se intensificado ao longo dos anos. Sempre procurámos oferecer um sortido diferenciado, com produtos de elevada qualidade e a preços competitivos aos nossos ‘Chefes’ e, desde que passámos a ter fornecedores especialistas em produtos e que conhecemos mais e melhor os fornecedores em Portugal, o número de fornecedores com os quais trabalhamos cresceu. Estamos muito satisfeitos com a nossa cadeia de abastecimento que, durante a actual crise de saúde, demonstrou uma capacidade de resposta excepcional perante os desafios, para que nada falte na mesa dos portugueses”, explicou Elena Aldana, directora-geral internacional de relações externas da Mercadona.

Desde que anunciou a sua entrada em Portugal, em 2016, que a empresa já comprou um total de 329 milhões de euros a fornecedores portugueses, com destaque para a fruta, os lacticínios e o peixe. No ano passado, a empresa comprou 1.160 toneladas de Pêra Rocha, 3.795 toneladas de Maçã Royal Gala e 2.350 toneladas de Maçã Golden, investindo também na Banana da Madeira, em menor quantidade, com 22 toneladas.

No caso dos Açores, o destaque vai para os lacticínios, onde adquire manteiga e leite para as lojas de Portugal, e de vários tipos de queijos, como o flamengo ou da ilha, para as lojas ibéricas. No total, em 2019 foram adquiridos 127 toneladas de queijos e 30 mil litros de leite, para além do comprado em Portugal continental. A empresa também realça que todo o leite vendido para as lojas portuguesas é de origem nacional, e que essa informação está presente no selo das respectivas embalagens, e também o azeite vendido nas suas lojas no nosso país é de origem portuguesa.

Mesmo a nível de intolerâncias alimentares, a Mercadona investiu de modo a oferecer um diferente sortido aos seus clientes, entre os quais se encontra o leite sem lactose 100% português.

Relativamente ao peixe, a empresa procurou entre as lotas nacionais de Aveiro, Sesimbra, Peniche, Portimão, Olhão, Quarteira e Matosinhos, onde comprou cerca de 1.500 toneladas de peixe.

No total, as compras feitas a fornecedores portugueses, entre os quais comerciais, de serviços e transportes, o valor investido pela empresa em 2019 ultrapassa os 217 milhões de euros.

“O nosso compromisso com os nossos fornecedores é estar perto deles para conhecer o seu dia a dia, contornar de forma conjunta os problemas que possam encontrar no caminho e estreitar o nosso relacionamento e a nossa confiança. Só desta forma é que conseguimos avançar para uma Cadeia Agro-alimentar Sustentável: trabalhando todos de forma conjunta”, conclui Elena Aldana.