A Medway passará a disponibilizar um Certificado Anual de Transporte Sustentável aos clientes que optem pelo comboio enquanto meio de transporte de mercadorias, e queiram receber este selo.

Assim, as empresas podem ter acesso a informações relevantes para ajudar no cumprimento das suas metas ambientais, especificamente, quanto evitaram em emissões de CO2 ao longo do ano com a utilização do transporte ferroviário.

O objectivo desta distinção é consciencializar as organizações para a importância da sustentabilidade ambiental.

“A ferrovia é comprovadamente o meio de transporte mais amigo do ambiente”, afirma Carlos Vasconcelos, Administrador da Medway, acrescentado que embora as empresas estejam cada vez mais conscientes sobre esta matéria, nem sempre se apercebem do impacto das suas escolhas, justificando assim a criação deste Certificado de Transporte Sustentável, ajudando-as a atingir a suas metas e a reduzir a pegada ambiental neste sector.

Actualmente, um comboio da Medway emite em média cerca de 6.0 kg CO2 eq/km, enquanto que a mesma quantidade de mercadorias num transporte rodoviário representa uma emissão de cerca de 20.4 kg CO2 eq/km, o que corresponde a uma redução de 71% das emissões de CO2 eq/km do comboio quando comparado com o camião.