A empresa de engenharia robótica móvel ASTI Mobile Robotics Group apresentou o desenvolvimento de um robô de desinfecção, o ZenZoe, para combater a propagação da pandemia Covid-19 no âmbito profissional e laboral, incluindo plataformas logísticas.

Este AGV utiliza luz ultra-violeta para eliminar possíveis germes no ar, bem como em superfícies e objectos. Segundo a empresa, a radiação emitida por este equipamento consegue reduzir vírus e bactérias em 99,9% graças ao seu movimento constante nas instalações.

Além disso, possui a função de rastreabilidade em tempo real que regista os resultados do ciclo de desinfecção, além de fornecer dados para optimizar a taxa de utilização e eficiência da desinfecção.

O robô possui um sistema de carregamento automático de bateria que permite actuar nas zonas infectadas sem parar. O design da lâmpada combinado com o movimento contínuo “favorece o alcance do veículo nas diversas áreas críticas”, refere a empresa.

A directora geral da ASTI Mobile Robotics, Verónica Pascual, garante que “a rastreabilidade da desinfecção é essencial, pois esses dados objectivos podem servir de base para o registo e melhoria contínua”. Explica ainda que o desenvolvimento deste robô, juntamente com a iluminação técnica alemã BOOS, surgiu devido à eclosão da pandemia.