O cluster de indústria aeronáutica presente no BlueBiz – Parque Empresarial da Península de Setúbal, gerido pela aicep Global Parques, recebeu ontem a visita do secretário de estado da Internacionalização, que reuniu com a Lauak, Mecachrome, Euronavy Engineering e Instituto Politécnico de Setúbal.

No BlueBiz, a Lauak produz componente aeronáuticos, como a estrutura do cockpit para os A320neo, umbreiras das portas de carga e depósitos de combustível. De seguida, Eurico Brilhante Dias e o CEO da aicep Global Parques, Filipe Costa, visitaram as novas instalações da Mecachrome, acompanhados pelo director da fábrica, Paulo Fernandes. Aquele polo de aero estruturas produz componentes aeronáuticos em metais duros (inox e titânio) e ligas leves (alumínio). As empresas do cluster aeronáutico instaladas no BlueBiz mantêm a sua operacionalidade durante o presente período de crise pandémica, não obstante ajustes operacionais, quer de protecção dos seus trabalhadores, quer os decorrentes da actual dinâmica do sector.

Eurico Brilhante Dias foi também recebido por Mário Paxiuta de Paiva, presidente da Euronavy Engineering, empresa recentemente instalada no parque. A Euronavy Engineering é um prestador de serviços de recuperação de superfícies, revestimento e pintura, contando entre os seus clientes a Força Aérea dos EUA. Esta é a sua primeira fábrica de produção e mistura de revestimentos e tintas.

A visita terminou com um encontro com Pedro Dominguinhos, Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), instituição que tem protocolos de formação com a Lauak e com a Mecachrome, ajustando os seus cursos às necessidades do sector aeronáutico. O IPS desenvolveu uma rede de sinergias que mobiliza a produção de empresas de Setúbal para a resposta à COVID-19, destacando-se no BlueBiz: a Lauak como parceiro de assemblagem de viseiras de protecção; a Mecachrome como fornecedora do CEiiA para a produção de chapa de revestimento de ventiladores e a Euronavy na produção de gel desinfectante.