Após várias semanas com fábricas paradas devido às restrições impostas pelo Coronavírus, os fabricantes automóveis em Portugal pretendem agora retomar gradualmente a produção entre Abril e Maio.

A Renault Cacia foi a primeira a avançar, tendo já retomado a produção parcialmente, que estava suspensa desde 18 de Março. Ricardo Oliveira, Director de Comunicação da empresa, afirmou à agência Lusa que, actualmente, tem 300 dos 1165 funcionários a trabalhar, e espera que esse número continue a aumentar em Maio.

Por sua vez, a Volkswagen já anunciou as datas da retoma das produções nas suas fábricas ao redor do mundo. Na Autoeuropa, em Palmela, a actividade está suspensa desde 17 de Março, mas no passado dia 8 de Abril, a fonte da Comissão de Trabalhadores tinha anunciado que a administração iria promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de Abril.

Segundo a empresa, a produção das diversas fábricas será retomada em função da disponibilidade das peças, requisitos dos governos e desenvolvimento dos mercados de vendas, entre outras questões.

A PSA anunciou que o seu Centro de Produção de Mangualde está “pronto para retomar a actividade”, assegurando que a implementação de um protocolo de medidas sanitárias reforçadas permitirá fazê-lo de forma gradual e segura”.

Já a fonte oficial da fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe, em Abrantes, explicou à Lusa que pretende retomar a normal produção no dia 4 de Maio sendo que, até lá, serão implementadas medidas de segurança para garantir a protecção e saúde dos trabalhadores.

A produção da fábrica da Toyota Caetano, em Ovar, ainda não tem previsão para retomar. A fonte oficial do grupo Salvador Caetano disse à Lusa que a empresa aguarda ainda indicações da Toyota Europa que anunciou já a retoma gradual da operação nas fábricas de França e Polónia, mas não avançou com nenhuma decisão quanto a Portugal.

Caso se reúnam as condições necessárias, será retomada a produção da fábrica de carroçarias e autocarros do grupo Salvador Caetano, em Vila Nova de Gaia, a 5 de Maio.

De acordo com a fonte de grupo, o reinício da actividade da CaetanoBus “está muito dependente da disponibilidade das matérias-primas vindas dos fornecedores, muitos dos quais estão em Itália”, mas também do reactivar da oficina da empresa em Ovar, uma vez que é lá que são produzidos chassis para os autocarros fabricados em Gaia.

Apesar de a fábrica de Gaia estar praticamente parada desde o início de Abril, a empresa manteve 100 funcionários a trabalhar de forma a garantir a entrega de algumas encomendas, bem como a preparação de veículos que estão a apoiar o combate à pandemia.