A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) anunciou que reforçou as medidas de contingência naquela infra-estrutura portuária.

A deliberação adaptou o porto e as suas operações portuárias para garantir a protecção de todos os trabalhadores e a movimentação de carga.

A APDL anunciou que redimensionou as equipas, por forma a interromper possíveis cadeias de transmissão e para garantir a capacidade de substituições, caso se venha a verificar uma ocorrência de COVID-19.

“Esta estratégia revela-se imprescindível em serviços cuja especialização tornam a sua substituição impossível, nomeadamente nos principais serviços: portaria única, reboques e tripulações, e pilotagem”, revela o comunicado de imprensa.

As medidas de contingência implementadas permitem que aquele porto continue a funcionar dentro da normalidade no actual contexto.

Medidas Implementadas no Porto de Leixões

  • Redução do horário de atendimento de camiões de contentores na portaria principal;
  • Suspensão de todos os serviços de aluguer de transporte marítimo nas lanchas de pilotos, para transporte de técnicos e ou rendições de tripulação ao largo;
  • Suspensão de manobras durante o período nocturno (00h00 às 06h00), salvaguardando-se sempre as questões de segurança e emergência, para as quais estará garantida a adequada e pronta resposta;
  • Os fornecimentos de mantimentos ao largo só serão efectuados se justificada a sua imperiosa necessidade e se estiver em causa a segurança e bem-estar das tripulações. Este serviço terá de ser planeado de acordo com o movimento portuário, o que poderá implicar tempos de espera.