Foi na semana passada que se soube dos planos do Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel (CEiiA) para a produção de um protótipo de ventilador, que mais tarde serviria para alavancar a produção deste tipo de equipamento médico em Portugal, e cuja procura está a crescer imenso devido à necessidade global.

António Costa visitou as instalações do centro na passada sexta-feira e no final deu conta dos números ambiciosos que o CEiiA tem em mente: 100 ventiladores até final de Abril. “O CEiiA foi convertido e está focado no projecto de criar prototipagem em Portugal para produzir ventiladores”, comentou o Primeiro Ministro.

Segundo avança, o CEiiA pretende ter “em Maio os primeiros 400 ventiladores e a partir daí poder descentralizar para a indústria nacional, de forma a que nos próximos seis meses possam ter 10 mil ventiladores em produção”, e frisou a importância de “multiplicar a capacidade de ventiladores” existente no país de forma a auxiliar os profissionais de saúde a nível nacional.

José Rui Felizardo, líder do CEiiA, destacou a “importância do papel da comunidade médica” no desenvolvimento deste protótipo. Segundo conta, “o ventilador mecânico corresponde a 15 dias para chegar a um protótipo industrializável”, sendo que os profissionais do CEiiA estão “a trabalhar num longo turno para atingir este objectivo”.

Também de modo a combater a falta de determinados materiais, a HP juntou os seus parceiros de modo a desenvolver peças impressas em 3D para fazer face à falta existente no mercado, e até agora já foram entregues mais de mil peças impressas em 3D a hospitais locais.

“Os centros de I&D 3D da HP em Barcelona, Espanha; Corvallis, Oregon; San Diego, Califórnia e Vancouver, Washington, estão a colaborar com parceiros em todo o mundo para aumentar a produção de forma a responder às necessidades mais críticas”, revela o comunicado da empresa.

As aplicações iniciais que estão a ser validadas são máscaras faciais, protectores faciais, ajustadores de máscara, cotonetes nasais, abridores de portas de sistema mãos-livres e peças para ventiladores.

“Estamos a colaborar entre fronteiras e indústrias para identificar as peças mais necessárias, a validar os projectos e a começar a imprimi-los em 3D”, comenta o CEO da HP Inc., Enrique Lores.

A HP também disponibiliza gratuitamente para download os ficheiros de design validados para muitas das peças que não precisam de uma montagem complexa (AQUI), e apela aos designers 3D para que contribuam com novas ideias (AQUI).