O Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE) anunciou esta quarta-feira que tem prontas as fichas técnicas necessárias para o fabrico de material têxtil hospitalar, que passam a estar acessíveis às empresas. Para além disso, são também disponibilizadas informações sobre as matérias-primas necessárias, bem como uma lista de empresas para as fornecer, e ainda um serviço expresso de testes relacionado com o Covid-19.

Nestas fichas técnicas estão incluídos vários artigos de cama e higienização, fardamento, equipamentos de protecção individual descartáveis e máscaras faciais, tanto às que são destinadas aos profissionais de saúde e doentes como para o público em geral.

Apontando o desafio das matérias-primas, o CITEVE esclarece que não teve quaisquer dificuldades no que toca à produção de artigos de cama e higienização, mas que para os Equipamentos de Protecção Individual (EPIs), e em especial as máscaras, tiveram grandes dificuldades de aprovisionamento de matérias-primas, que normalmente são produzidas na Ásia.

Foi então iniciado um processo intensivo de teste de matérias-primas, de inúmeras empresas têxteis e comerciais, no sentido de avaliar se seriam adequadas ao uso para o fabrico de EPIs.

O CITEVE irá disponibilizar brevemente a informação relativa a estes materiais, e se são adequados para o fabrico destes equipamentos de protecção.

No caso específico das máscaras faciais médicas, ainda não foi encontrada uma solução no mercado nacional, quer para as descartáveis, quer para as reutilizáveis, mas o CITEVE continua à procura destes materiais e a testá-los, explicando que são difíceis de encontrar no mercado nacional.

“O CITEVE está a colaborar com o Ministério da Saúde e o Ministério da Economia e da Transição Digital no sentido de promover um eMarketPlace onde procura e oferta se possam cruzar”, avança ainda na nota informativa.