Com a pandemia de Coronavírus, a data ainda indefinida até quando as pessoas em teletrabalho o terão de fazer, e também o próprio aumento do número de colaboradores neste regime, levam a Adecco a indicar os dez passos mais importantes para garantir a menor disrupção do seu dia de trabalho e simultaneamente respeitando o seu ambiente doméstico vs. o seu trabalho.

Prepare o seu espaço de teletrabalho em dez passos simples:

1) Encontre um espaço onde possa trabalhar com conforto e concentração. Se tiver crianças pequenas que exigem supervisão, utilize um espaço comum, embora resguardando aquele que será o seu local de trabalho, para influir positivamente na sua organização mental.

2) Garanta que tem o software necessário instalado e actualizado, e os sistemas de segurança cibernética recomendados pela sua empresa, activos.

3) Olhando para o seu portátil, e para o seu telemóvel, as suas ferramentas de trabalho em casa, lembre-se: o botão mute é o seu melhor amigo. Tem uma reunião inadiável em videoconferência, mas o seu canto é partilhado com familiares. Faça o mute da sua chamada e garantirá maior conforto para si, para quem fala e para todos os participantes garantindo que não interrompe nem cria ruido desnecessário.

4) Obtenha auscultadores de ouvido fiáveis e teste-os sempre previamente com um amigo, colega ou familiar. Porque ninguém tem de ouvir as suas conversas nem reuniões, mantendo a confidencialidade e ao mesmo tempo ajudando-o/a concentrar-se

5) Agilizar as videoconferências, eliminando as quebras. É fácil, tem as imagens dos seus colegas a ficarem parados, e a voz a fazer-se ouvir com cortes? Então mude, e desligue a sua câmara mantendo apenas a voz.

6) Actualize o seu estado. Se precisar de fazer pausas, faça, mas informe a sua equipa ou o seu director. Assim, a todo o momento sabem se não estiver disponível, o que estará a fazer e quando voltará, não criando desconforto para nenhuma das partes.

7) Vista-se adequadamente. O teletrabalho não exige que saia como para o trabalho, mas exige um mínimo e ditam as regras de sociedade que em trabalho evite chamadas em que esteja presente de pijama, com um aspecto negligenciado. Irá seguramente, se o fizer, influir na sua performance e confiança transmitida.

8) Coloque-se num local com luz natural ou com boa iluminação ainda que artificial.

9) Tenha em conta o contexto da imagem e evite um “fundo” desarrumado e desorganizado que transmitirão o caos mais do que o seu profissionalismo.

10) Cumpra os horários de trabalho o mais possível e as suas rotinas, ajustando-as ao seu “local de trabalho” de forma a manter a sua produtividade e a sua sanidade.