O contexto é de aposta na internacionalização. Medidas como o “Programa Internacionalizar” estabelecem como objetivo aumentar as exportações de bens e serviços, ambicionando-se atingir um volume de exportações equivalente a 50% do Produto Interno Bruto (PIB) na primeira metade da próxima década.

Neste enquadramento, torna-se prioritário promover a aceleração das exportações das empresas portuguesas, sobretudo por intermédio daquelas que presentemente já apresentam performances relevantes neste campo. Complementarmente, importa estimular a adoção de novos modelos de negócio vocacionados para o mercado global, que visem a diversificação dos mercados de exportação, objetivo que se reveste de particular acutilância no contexto do Brexit.

Entende-se que “a transformação digital permite mudanças disruptivas em modelos de negócios, em produtos e em processos, incluindo soluções digitais de resposta a necessidades de personalização crescente dos produtos e serviços, com base no acesso e tratamento de dados no quadro da criação de novas cadeias de valor, novos modelos de negócio e de novas tecnologias (B2B e B2C).”

O sistema de incentivos E-commerce e Transformação Digital é dirigido a PME que comercializem exclusivamente através de canais digitais, estimulando o alargamento do número de PME que utilizem unicamente esse canal como ferramenta de internacionalização. Não obstante, os investimentos nesta vertente têm também subjacentes oportunidades de desenvolvimento para os diversos players da cadeia de valor.

É incontornável que o negócio eletrónico assume uma importância crucial no quadro das estratégias de internacionalização digital das empresas, gerando desafios crescentes na logística, como são exemplo a gestão de fluxos físicos (variedade, tempestividade, dimensionamento), o funcionamento dos centros de distribuição, o shift das empresas de courier, as cargas fracionadas, entre outros fatores críticos que serão certamente equacionados aquando da seleção do parceiro logístico.

Celso Fernandes, Financial Advisory Services Senior Manager | Mazars