A Galp realizou esta semana o primeiro abastecimento de gás natural liquefeito (GNL) num porto de Portugal continental, ao navio Scheldt River.

Assim, numa operação de banca marítima truck-to-ship que se prolongou durante cerca de 10 horas, o Scheldt River, uma draga de pavilhão belga envolvida nos trabalhos de remodelação do porto de Setúbal, recebeu 86.660 MT de GNL e, posteriormente, deslocou-se para o porto italiano de Salerno.

Por sua vez, a SGS Portugal, entidade independente que representou o fornecedor Galp, garantiu a qualidade e quantidade do gás durante o primeiro abastecimento truck-to-ship, caracterizado pelo abastecimento de um navio, em Sines. Esta operação ocorreu no dia 29 de Fevereiro no Terminal Multipurpose de Sines.

O GNL foi carregado em camiões-cisterna na estação de enchimento do terminal de gás natural do porto de Sines e fornecido ao navio ali atracado. A embarcação é responsável e agora reconhecida pelos primeiros abastecimentos truck-to-ship em diversos portos da Europa.

O recurso a este gás tem sido adoptado por várias empresas de navegação para fazer face às regras cada vez mais rigorosas no que diz respeito às emissões, nomeadamente em termos do conteúdo de enxofre.