Jorge Franco desempenhou durante cerca de dois anos a função de Associate Director na Oxford Nanopore Technologies, mas há cerca de três meses, aceitou um novo desafio enquanto Head of Supply Chain and Operations da Peregrine Livefoods.

O que mais o fascinou nesta nova oportunidade “foi a possibilidade de complementar a minha vasta experiência de supply chain com novas áreas profissionais, das quais sou responsável, como a manufactura, planeamento e purchasing”, refere Jorge Franco.

O responsável mostra-se satisfeito afirmando que o novo projecto é inspirador e “bastante disruptivo”, estando inserido num novo segmento de criação e produção de compostos de proteína para alimentação animal e humana, a partir do desenvolvimento do ciclo completo de criação de insectos.

“A empresa detém já um considerável capital de know-how na área de selecção e reprodução de insectos, know-how esse que está a ser transferido para uma escala significativamente elevada, de forma a suportar a produção diária de 20 toneladas de compostos de proteína”, explica.

Projectam, nos próximos 3 anos, que a produção atinja as 50 toneladas diárias.

O departamento de operações da empresa, que interdepende muito da área de R&D (Research and Development), tem como principais funções o desenho, suporte e implementação das ferramentas necessárias “para o planeamento de compras de matérias-primas, gestão de fornecedores, logística integrada, distribuição dos produtos finais, planeamento de produção baseado em DDMRP, produção e embalamento dos compostos para o mercado doméstico e internacional, bem como o controlo do processo de cash to order”, indica Jorge Franco.