A transportadora LASO apostou nas soluções de Comunicações e Gestão de Frotas da Vodafone para localizar os seus veículos e controlar remotamente as actividades de todas as viaturas, através de mapas, fotografias de satélite, gráficos, tabelas, relatórios de alarmes, entre outros.

A empresa está agora presente em 8 países em dois continentes e conta com uma frota de 700 camiões, pelo que foi importante investir nesta solução tecnológica e consolidar numa única solução as diferentes vertentes de que já dispunha, separadamente, de modo a acompanhar o crescimento que tem tido.

Inicialmente, a empresa revelava uma necessidade derivada da sua expansão internacional: criar uma solução integrada para todas as comunicações da LASO, capaz de chegar a todo o mundo. A LASO explica que por disporem de duas soluções existentes em separado era necessário utilizar e dominar do ponto de vista técnico duas plataformas distintas, o que não era prático. Procurarem um único fornecedor com presença nacional, que lhes garantisse um acompanhamento ao crescimento do negócio, foi um passo estratégico da empresa.

“Olhamos para a tecnologia como uma vantagem competitiva e importantíssima no nosso negócio, não só para cada vez mais servirmos melhor os nossos clientes, mas também sermos mais eficientes e eficazes”, comenta Edgar Monteiro, director de estratégia e desenvolvimento da LASO Transportes.

A Vodafone explica que a LASO já era cliente dos seus serviços móveis (voz e dados), e que com a nova sede passou a contar com uma solução mais completa de rede de dados, internet/firewall centralizada, 120 utilizadores One Net e Videoconferência, e agora, também um serviço de localização de veículos e Gestão de Frotas. “Com as soluções de Comunicações e Gestão de Frotas da Vodafone conseguimos ter a informação em tempo real, optimizamos rotas e reduzimos custos”, explica o responsável.

Ao nível dos benefícios, as soluções de Comunicações e Gestão de Frotas da Vodafone ajudaram a LASO a ser mais eficiente, desde o planeamento e optimização das rotas dos motoristas à redução de custos de manutenção e combustível. Edgar Monteiro mostra-se agradado pelos resultados e comenta que “vamos continuar a quebrar obstáculos e contamos com a Vodafone para cumprir essa missão”.

Share This

Partilhar este artigo