O Lidl, através de uma parceria com os CTT, apostou num novo serviço que consiste em cacifos disponíveis durante 24 horas, permitindo aos clientes recolher as compras realizadas online nas lojas da cadeia. Este serviço será implementado em Oeiras, Montijo, Braga, Vila Nova de Gaia e Gondomar.

Esta solução torna o processo de recepção de encomendas online mais cómodo e sem restrições de horário, com segurança total e permite ainda conjugar esta recolha com as compras realizadas nas lojas Lidl.

Os novos cacifos podem ser utilizados como ponto de entrega, em que se apresentam aos clientes como uma opção quando estão a terminar uma sessão num e-retailer que tenha relação contratual com os CTT, sem custos adicionais; ou como morada virtual em que, caso a loja online não disponibilize estes espaços como ponto de entrega no final das compras online, o cliente terá de se registar em www.ctt24.pt e escolher o cacifo mais conveniente em termos de localização, com um custo de envio de um euro e meio.

Numa primeira instância, a encomenda é transportada até à morada do centro de processamento pelo operador associado à loja online onde o cliente fez a compra pela internet. A encomenda é aceite pelos CTT e processada mediante recolha do identificador único que cada cliente deve colocar no campo de morada. Num segundo momento, o cliente recebe um e-mail a informar que a encomenda foi processada e que será colocada no cacifo identificado pelo consumidor, por regra, no dia seguinte. Quando o artigo é depositado neste espaço, o cliente recebe uma notificação com o PIN secreto que lhe permite levantá-lo numa das cinco lojas.

“O serviço Cacifos 24h dos CTT, que agora passamos a disponibilizar em cinco lojas, num projecto-piloto, está totalmente alinhado com a nossa estratégia de proximidade. Os cacifos serão instalados no exterior das lojas, estando por isso disponíveis 24h, independentemente do horário de funcionamento das mesmas”, explica Ricardo Pereira, Director do Departamento de Aquisições do Lidl Portugal.

Por sua vez, Alberto Pimenta, Director de E-commerce dos CTT, refere que “esta solução surge como resposta a uma crescente necessidade manifestada pelos clientes de conveniência de local e horário na recepção de objectos resultantes das compras electrónicas, nomeadamente em horário pós-laboral. Com esta parceria damos mais um passo na senda da construção e do desenvolvimento do e-commerce em Portugal”.