A Seat adicionou à sua operação na fábrica de Martorell, em Espanha, oito veículos guiados automaticamente (AGV) para automatizar o transporte de peças em zonas exteriores. Estes equipamentos incluem navegação SLAM (Simultaneous Localization and Mapping) que possui conexão 4G e carregamento de baterias eléctricas por indução. Este projecto foi concebido com a colaboração da ASTI Mobile Robotics e da Telefónica.

Os novos veículos juntam-se às 200 unidades que a empresa já tem para fornecer peças dentro das oficinas de montagem da fábrica e nas suas instalações em Barcelona.

Cada AGV externo tem a capacidade máxima de transporte de 10 toneladas que em conjunto com os carros adicionam um comboio de 25 metros e fazem rotas de 3,5 km, explica a Seat.

Graças à navegação SLAM, os equipamentos não são guiados por fita magnética ou filoguiados, reduzindo os custos de manutenção e tornando-se mais versáteis para se adaptarem a novas rotas.

Já existem duas rotas operacionais que ligam oficinas de prensagem e copas para o fornecimento das laterais dos veículos e elementos móveis, como portões e portas, eliminando a circulação de camiões nestes trajectos. No total, os oito veículos percorrem 240 km por dia.

O uso da frota de AGV’s permite reduzir 1,5 toneladas de CO2 por ano. Além disso, asseguram um fornecimento eficiente, diminuindo a acumulação de stock no ponto de partida e no destino, bem como o tráfego de veículos na fábrica.