De acordo com o estudo Market Data, realizado pela WorldACD, em 2019 as receitas de carga aérea a nível global caíram 11,7%. Os dados são de dezenas de empresas que comunicam dados da AWB à consultora, tendo registado uma quebra no volume de carga transportada na ordem dos 4,4%, em relação ao transportado em 2018.

Além do mais, o estudo aponta para que um outro factor importante para o registo deste valor se deve a uma queda de 7,6% nos preços médios pagos, verificando-se uma diminuição de rendimento, mesmo em sectores que se encontram em crescimento, exemplificando com os produtos farmacêuticos e as mercadorias vulneráveis (incluindo alta tecnologia).

A Europa foi a mais atingida no passado ano, em termos de regiões de origem, perdendo mais de 16% da sua receita em dólares (12% em euros), comparativamente com o ano anterior, tendo a Alemanha representado “metade das perdas da Europa”.

“Como relatado ao longo do ano, as regiões mais pequenas [em termos de mercado] da África e da América Latina saíram-se melhor do que as regiões maiores do hemisfério Norte. Enquanto na Ásia-Pacífico e Europa, as saídas foram um pouco melhor do que as entradas, na América do Norte aconteceu o contrário”, acrescenta a WorldACD.

A nível mensal, a menor quebra face ao período homólogo deu-se em Dezembro de 2019, quando a carga aérea mundial diminuiu 1,7%.