Que passos estão a dar as empresas do agro-alimentar para que as suas cadeias de abastecimento dêem resposta às necessidades do negócio e dos mercados? Que estratégias estão a seguir para que a exportação e a internacionalização sejam apostas ganhadoras? E qual o papel da logística nesta equação? E ao nível da certificação, como estamos? Que desafios se perfilam e como podem ser ultrapassados? As interrogações são muitas… As respostas para algumas destas questões, essas, pode ficar a conhecê-las a 20 de Fevereiro, em Loures, na conferência Agro-Logística.

A começar o dia, nada melhor do que conhecer quais são os actuais desafios que se colocam aos mercados abastecedores e ao sector agro-logístico nos abastecimentos às cidades, já que será esse o foco da intervenção de Rui Paulo Figueiredo na sua intervenção.

É a maior organização de produtores de Pêra Rocha, tem realizado fortes investimentos na inovação e diariamente embala, comercializa e expede Pêra Rocha para vários pontos do mundo… Aristides Sécio, Presidente da Coopval, vai estar na Agro-Logística para dar a conhecer como tem sido o caminho da cooperativa e como apostam na diferenciação.

Não menos relevante é o papel da logística na internacionalização/exportação neste sector tão importante para a economia nacional, pelo que o Presidente executivo da APAT, António Nabo Martins vai conduzir a conversa que reúne à volta do tema empresas como a Riberalves, The Summer Berry Company Portugal ou o Grupo Luís Vicente

A Mercadona deverá ter sido ao longo destes últimos dois anos a retalhista sobre a qual mais se escreveu. A abertura de lojas tem seguido o plano definido e na conferência Agro-Logística vêm falar sobre o crescimento partilhado e sustentável do modelo Mercadona.

A modernização tecnológica está a revelar-se imparável. E como estamos de blockchain? José Reis Santos,CEO & Co-founder da DKJ International vai pegar no tema e revelar o estado da arte e as oportunidades que se apresentam quando estamos falar sobre Blockchain, logística e Agro-pecuária.

Num painel dedicado exclusivamente a startups pode ficar a saber, por exemplo, o que acontece quando se cria uma plataforma digital como o Agri Marketplace. Estamos perante um mercado digital B2B que reúne agricultores e compradores industriais. Através da sua plataforma digital conduzem transacções agrícolas entre a sua rede de parceiros. A oferta passa também pelos pagamentos on-line entre comprador e vendedor, opções de verificação da qualidade do produto e serviços de logística de ponta a ponta. Mas quem lhe vai contar tudo é Tiago Pessoa, CEO e Co founder do projecto.

Já ouviu falar do projecto OliveEmotion? No comando está uma mulher movida por desafios, que criou e desenvolveu o seu próprio negócio num sector tradicional como é o do azeite, apostando num conceito inovador. A história da OliveEmotion
contada na primeira pessoa por Isabel Faria, Founder e General Manager.

E, neste âmbito, o que dizer da Wild Bran? Já uviu falar? É a startup de Henrique Vasconcelos, um produtor que tem o objectivo “simples” de criar e distribuir produtos inovadores, carismáticos, saudáveis e sustentáveis para os canais de Retalho, HORECA e Indústria.

A sustentabilidade está na agenda do sector e também na da Agro-Logística. Como olham para a questão e que caminhos se apresentam na óptica, por exemplo, de José Godinho, coordenador nacional de logística do Intermarché ou para o CEO da Greenyard, Vitor Figueiredo? E do ponto de vista do Estado, como é encarada a questão e quais as linhas estratégicas? Essa perspectiva será dada por Pedro Castro Rego, da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar. O professor Luís Ferreira, da Universidade de Coimbra, estará a conduzir a conversa onde se vão analisar caminhos possíveis para se chegar a uma cadeia de abastecimento agro-alimentar sem desperdícios.

Antevê-se um dia de informação e debate, mas também reflexão, sobre casos de sucesso e fórmulas vencedoras na cadeia de abastecimento agro-alimentar. É no dia 20 de Fevereiro e o palco e cenário escolhidos não poderiam ser melhores: o Palácio Marqueses da Praia, em Loures. Para conhecer os oradores, programa, inscrições e outras informações aceda ao SITE da conferência.

Notícia actualizada a 17 de Fevereiro