A APED – Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição apresentou na terça-feira o seu estudo “Obstáculos legais e concorrenciais ao desenvolvimento do e-commerce em Portugal”, levado a cabo pela Deloitte. Uma das medidas propostas é a criação de um centro de supervisão do comércio electrónico, que avalie o cumprimento e a sustentabilidade da legislação e regulamentação aplicáveis.

O estudo identificou cinco áreas que constituem os maiores obstáculos ao desenvolvimento do e-commerce em Portugal: sujeição dos operadores não residentes no espaço europeu a regras diferentes dos operadores nacionais; adopção tardia de novos meios de pagamento; falta de talento nas áreas das tecnologias de informação; limitação do investimento em inovação; e baixa literacia digital e financeira.

Além da criação de um centro de supervisão do comércio electrónico, foram apresentadas outras propostas, para atenuar os constrangimentos identificados, que passam pelo reforço do controlo alfandegário selectivo de produtos não conformes às normas de protecção e segurança do consumidor, bem como um maior investimento na formação de talento nas áreas das tecnologias de informação.

Segundo Gonçalo Lobo Xavier, director-geral da APED “este estudo tem como objectivo servir de reflexão e sensibilização de todos os agentes e as autoridades com responsabilidades no sector para as barreiras existentes em Portugal, à dinamização do e-commerce no País”.