A Santos e Vale já equipou 6 das suas 17 plataformas com sistemas de captação de energia fotovoltaica que fará com que a sua pegada ecológica diminua, e ainda poupará ao planeta mais de mil árvores todos os anos.

Para já, o sistema cobrirá 70% das necessidades energéticas da empresa, tendo este uma produção média diária de mais de 260 kWh. No final do presente ano, a Santos e Vale estima uma produção de mais de 90 mil kWh.

Joaquim Vale, Administrador da Santos e Vale, refere que “temos uma política ambiental muito bem definida para os próximos anos. Queremos ser o operador logístico em Portugal com maior crescimento económico, mas com o menor impacto no ambiente. Sabemos que não vamos mudar o mundo, mas, o pouco que consigamos fazer pelo ambiente, apesar do enorme custo associado, sabemos que estamos a fazer pelos nossos filhos”.

Além disso, a política ambiental da empresa inclui várias acções para promover a economia circular e o desperdício zero em todas as áreas. O principal objectivo prende-se pela optimização de todos os processos no sentido de reduzir o gasto e a poluição.