A Nestlé planeia investir cerca de 1,86 mil milhões de euros num projecto que visa tornar as suas embalagens totalmente recicláveis ou reutilizáveis, bem como reduzir para um terço o uso de plásticos virgens até 2025.

A ideia passa por empacotar os alimentos em plásticos adaptados recicláveis enquanto encontra novas formas de o fazer de forma sustentável.

A empresa compromete-se a “fornecer até dois milhões de toneladas métricas de plásticos reciclados para utilização alimentar e alocar mais de 1,5 mil milhões de francos suíços [cerca de 1,4 mil milhões de euros] para pagar um prémio por esses materiais”, refere em comunicado.

A Nestlé reconhece que é difícil reciclar a maioria dos plásticos para o fabrico de embalagens de alimentos, levando a um fornecimento limitado de plásticos reciclados com qualidade alimentar.

Será ainda lançado pela empresa “um fundo de empreendedorismo para o desenvolvimento de embalagens sustentáveis”, no valor de cerca 233 milhões de euros, para investir em startups no ramo do empacotamento.