A espanhola SEAT aumentou as rotas de fornecedores que transportam mercadorias ao adquirir novos duotrailers e gigatrailers, os dois maiores tipos de camião em termos de capacidade e comprimento que têm permissão para circular nas estradas europeias, e com os quais a empresa foi pioneira no seu uso em Espanha.

Actualmente, a empresa conta com duas rotas de duotrailer que ligam a fábrica de Martorell à Teknia (Madrid), para o abastecimento de peças de acabamento interior, e ao Global Laser da Ribera Baja (Álava), que trata de peças de metal e que teve início recentemente.

A SEAT tem ainda em fase de testes novos camiões de nove eixos e 520 cv que prometem reduzir as emissões em 30%, quando comparados com os camiões convencionais.

Quanto aos gigatrailers, a empresa tem dois camiões deste tipo operacionais que efectuam a ligação entre a fábrica de Martorell e a Gestamp (Navarra), para o transporte de materiais de carroçarias, e outro para a KWD, na mesma região.

Christian Vollmer, vice-presidente de produção e logística da SEAT, comenta que “o compromisso da SEAT com a sustentabilidade e a eficiência logística faz parte do nosso objectivo em reduzir o impacto da produção para zero. O uso do duotrailer e do gigatrailer no transporte de mercadorias permite reduzir as emissões de CO2 em 30%, bem como o número de camiões na estrada”.

Também em termos de sustentabilidade, a empresa tem disponíveis dois serviços ferroviários, o Autometro e o Cargometro, que evitam a circulação anual de 25 mil e de 16 mil camiões por ano, respectivamente.