O grupo ETE vai inaugurar na próxima semana, em Ponta Delgada, um pólo logístico da Transinsular Açores. A infra-estrutura concentra toda a sua actividade logística num único local, próximo da zona portuária e do aeroporto, permitindo uma maior rapidez e eficiência na resposta às trocas comerciais da região e no escoamento dos produtos.

O Pólo Logístico Transinsular Açores é uma nova infra-estrutura do grupo ETE que será “fundamental para a promoção da economia açoriana, nomeadamente para as PME locais nos seus vários sectores de actividade”, avança a empresa em comunicado.

Com uma área superior a 12 mil m2, dispõe de um parque de contentores, com serviços de reparação e lavagem, bem como de um armazém dotado das “mais modernas infra-estruturas, com elevada capacidade de recepção de carga e de armazenagem, incluindo vários cais desnivelados. Este armazém está dotado de valências de frio, característica essencial para o escoamento dos produtos frescos dos Açores”, pode ler-se no mesmo documento.

A Transinsular é uma empresa detida pelo grupo ETE, de capital 100% português e que teve a sua origem na operação portuária. O grupo ETE cresceu e diversificou a sua operação maioritariamente por meio de aquisições e actualmente integra mais de 40 empresas que actuam em várias áreas dos sectores marítimo-portuário e logístico e cujas funções se complementam entre si.

Actualmente, o grupo ETE oferece desde operações portuárias, transporte marítimo de carga variada, transporte fluvial, agenciamento de navios, engenharia, construção e reparação naval, gestão de navios e de tripulações, até à operação logística de carga por via marítima, fluvial, aérea, rodoviária e ferroviária.

A internacionalização ocupa um lugar importante no crescimento do Grupo. Além de Portugal continental e ilhas, a ETE está presente  em mercados como Colômbia, Uruguai, Cabo Verde e Moçambique.