Tal como acontece anualmente numa parceria entre a SCM e a Sfori, com as 24 Horas de Logística, este ano a caminho da 15a. edição, agora serão os profissionais de compras e procurement a ir a jogo.

No dia 6 de Março, ao longo de 12 horas, equipas com um máximo de três elementos irão ser desafiadas a concluir diversas provas alusivas à sua actividade profissional. O local escolhido é o campus da Nova SBE, em Carcavelos, o local ideal para um evento formativo desta natureza.

Por parte da SCM, Filipe Barros, director executivo, apresenta grandes expectativas em relação ao evento, realçando a importância deste modelo formativo para este sector que ainda se encontra em crescimento. “Cada vez mais o Procurement é estratégico nas empresas, e temos claramente um sector a crescer e a ganhar dimensão e importância. Continua a não haver formação específica académica de profissionais de Compras e Procurement como existe lá fora e, portanto, sempre considerámos que organizar eventos e acções de Formação para o sector fazia todo o sentido”, comenta.

Pedro Brito, coordenador do evento por parte da Sfori, comenta que a ideia surgiu devido à parceria anterior, mas também à Procurement Conferência, um dos eventos anuais organizados pela Supply Chain Magazine, “onde a área nos suscitou bastante curiosidade pela sua importância e relevância dentro das organizações”.

“Na Supply Chain Magazine temos um comprometimento muito grande com os profissionais de Logística, Operações e Compras: trazer-lhes a melhor informação sobre o sector e proporcionar-lhes os melhores eventos de partilha de conhecimentos e transferência de boas práticas. As 12 Horas de Procurement é o seguimento natural a uma lógica de trazer aos profissionais de Compras eventos que agreguem e acrescentem valor.” – Filipe Barros

De forma a proporcionar um ambiente de aprendizagem, ao longo das 12 horas,  os participantes poderão contar com provas práticas e teóricas que os vão estimular a agir em equipa, tendo ainda a vantagem de haver um contacto entre os profissionais da mesma área, resultando num momento de networking entre os participantes. Ao mesmo tempo será trabalhada a vertente lúdica, num modelo em formato de jogo/competição entre equipas, o que proporciona um ambiente mais recreativo para as equipas, ao mesmo tempo que trabalham componentes importantes do seu dia-a-dia profissional.

“As principais vantagens serão o desenvolvimento profissional dos participantes (individual e colectivo), o netwoking com diversos profissionais e empresas da mesma área funcional, visando torná-los mais capazes e autónomos no desenvolvimento das suas funções”, comenta o responsável da Sfori, destacando ainda que as soft-skills são uma das ferramentas mais importantes para os profissionais, e que elas são muito trabalhadas neste modelo formativo.

Alexandra Azevedo, managing partner da Quay e parceira técnica das 12 Horas de Procurement, considera que “as empresas participantes terão a ganhar em vários aspectos mas, identificaria como um dos mais relevantes, o facto de jogarem em equipas inter-empresas”. Destaca a importância de “sair da zona de conforto” para resolver problemas com outros profissionais da mesma área de outras empresas e avança que irão ser feitas provas relativas “às actividades diárias dos compradores, umas mais operacionais outras mais estratégicas”.

“No final das 12h, pretendemos que todas as equipas levem uma mala cheia de boa disposição, de novos contactos e, naturalmente, de conhecimento técnico que possam aplicar nas suas organizações.” – Alexandra Azevedo

O website do evento estará disponível brevemente e para já os interessados podem obter mais informações sobre as 12 Horas de Procurement através do e-mail ines.ferreira@supplychainmagazine.pt.

(Notícia actualizada a 20 de Janeiro de 2020).