A Adecco, empresa especialista em outsourcing de recursos humanos e trabalho temporário, alerta que, embora o mês de Janeiro pareça ser demasiado longo e “parado”, na realidade é o melhor mês para procurar novas oportunidades de emprego. A Adecco recomenda por isso que inicie o novo ano, com energia renovada, e sustenta três razões pelas quais este mês é ideal para encontrar trabalho:

As empresas estão a contratar –  Durante a segunda quinzena de Janeiro e até ao final de Fevereiro, as empresas iniciam os seus orçamentos anuais, abrem novas posições e procuram preencher algumas posições estratégicas. Portanto, a maioria das empresas (especialmente as grandes) procura não apenas candidatos a cargos temporários (sazonais), mas também responde às necessidades do ano que se inicia.

Recursos humanos mais atentos – Por outro lado, após o clima festivo de Dezembro, o novo ano começa com um ritmo mais calmo, permitindo que os responsáveis de recursos humanos levem um pouco mais de tempo para encontrar os candidatos. Este é o momento ideal para fazer contactos, enviar candidaturas espontâneas ou solicitar conversas e/ou entrevistas informais. Muitos profissionais estarão com melhor predisposição e mais tempo, uma combinação ideal para se dar a conhecer.

O trabalho temporário pode tornar-se permanente – Existem muitos exemplos de pessoas que começaram a trabalhar numa posição temporária e que, graças ao interesse e esforço, conseguiram demonstrar o valor do seu trabalho e assim “ganhar” um emprego permanente. Pense em oportunidades específicas também como uma forma de se dar a conhecer e mostrar todas as suas capacidades profissionais. Embora possam não oferecer uma posição estável nesse preciso momento, os responsáveis de recursos humanos das grandes empresas estão sempre atentos à descoberta de novos talentos e não esquecerão alguém que conseguiu superar as suas expectativas, um talento, como um elemento a reter.

Janeiro é um mês que pode oferecer muitas oportunidades de emprego, por isso a Adecco recomenda que esteja atento às ofertas publicadas pelas empresas do seu interesse, tenha o seu CV pronto e atualizado para poder candidatar-se imediatamente, prepare cuidadosamente as suas estratégias para o sucesso em entrevistas e siga cuidadosamente o seu plano de carreira profissional.