O Governo Regional dos Açores informou que “a Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas, através da Portos dos Açores, procedeu à aquisição de dois empilhadores telescópicos para o porto das Lajes das Flores, no âmbito dos prejuízos decorrentes da passagem do furacão Lorenzo”.

O fornecimento dos equipamentos, no valor de 799 mil euros, foi adjudicado à empresa MPO – Máquinas Portuárias, sendo que “o caderno de encargos prevê que a primeira das empilhadoras seja entregue no porto de Lisboa ou no porto de Leixões até ao final deste ano, com embarque no primeiro navio porta-contentores da linha regular para os Açores que tenha como destino o porto da Praia da Vitória”, esclarece o Governo Regional dos Açores.

Já o segundo equipamento será entregue até ao final do primeiro trimestre de 2020, também no porto da Praia da Vitória.

Recorde-se que, em Outubro, o furacão Lorenzo causou a destruição total do porto das Lajes das Flores, colocando em risco a rede de abastecimento ao grupo Ocidental, composto pelas ilhas das Flores e do Corvo. Segundo o Governo regional, os estragos provocados pela tempestade ultrapassaram os 300 milhões de euros.