A Associação Nacional de Farmácias confirmou ao Jornal de Notícias, uma ruputra do stock de xarope Ben-U-Ron, prevendo-se a reposição para Fevereiro.

Esta é uma das marcas que vende paracetamol em xarope, mas existem outras, nomeadamente genéricos, que não estão disponíveis.

O xarope, um dos mais utilizados para combater a febre e os sintomas de gripe em crianças, está a enfrentar problemas na sua produção.

Alfredo Tavares, Director Médico da empresa responsável pelo fabrico dos medicamentos Ben-U-Ron, espera que esta ruptura não se faça sentir tão cedo, mas alerta para a existência de outros fármacos que, à semelhança deste produto da Bene Farmacêutica, contêm paracetamol como substância activa.

“A previsão é não recebermos o Ben-U-Ron xarope até ao final de Fevereiro, mas estamos a fazer todos os possíveis para que seja muito antes. Não temos indicação de que já esteja esgotado nas farmácias, os armazenistas ainda devem ter. Mas existem outras alternativas”, sublinha.

As farmácias poderão ficar sem este fármaco naquele que é o período previsto pela Direcção-Geral de Saúde como o pico da gripe.