Quem só apostar na sustentabilidade ambiental desaparecerá. É que sustentabilidade é muito mais que ecologia.

É rara a semana em que não ouvimos empresas a apresentarem soluções ou medidas para aumentarem o seu desempenho ambiental. Além do seu altruísmo, estas já compreenderam que para terem uma boa reputação tem que estar atentas à ecologia.

No entanto, hoje os clientes são muito mais exigentes e analisam a sustentabilidade das organizações em várias outras  dimensões, nomeadamente económica, ambiental e social.

De entre outras, eis algumas interrogações que podem ser feitas para diagnosticar se a sua empresa aposta no desenvolvimento sustentável:

  • A sua empresa é socialmente responsável? Impacta na sociedade, deixando um mundo melhor? Que impactos tem o modo de produção dos seus produtos ou serviços?
  • Trata convenientemente os seus colaboradores? Investe no desenvolvimento dos seus colaboradores? Tem uma política de gestão de pessoas responsável?
  • Respeita todos os seus stake holders? Paga a tempo e horas aos seus fornecedores? Investe no desenvolvimento dos seus fornecedores? Garante aos seus acionistas um desenvolvimento sustentável de longo prazo? Respeita nas mais variadas dimensões os seus clientes?

Hoje, o que interessa é a verdadeira pegada global (económica; ambiental; social) que as empresas perpetuam nas mais variadas dimensões da sociedade. Porquê? Porque o retorno é garantido, o lucro fácil e rápido sem olhar a meios está obsoleto. A voracidade do mundo digital é impiedosa para com empresas irresponsáveis.

Nos próximos tempos as empresas mais inteligentes investirão em inovação ao serviço da sustentabilidade, que será uma das formas mais sagazes de alavancar os resultados económico-financeiros e a sua longevidade. Estratégias de desenvolvimento sustentável são “win-win”, ou seja, todos ganham.

Para quem se interesse pelo tema poderá também ser útil consultar numa dimensão mais holística a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Concluindo, a sustentabilidade económica, ambiental e social é um dos maiores garantes da sobrevivência da sua empresa.

Alexandre Real, partner da Sfori