A Frijobel está a realizar investimentos de grande dimensão na sua cadeia de abastecimento em Penela, de onde é originária, envolvendo unidades de produção e embalamento, frota, armazenagem, logística e sustentabilidade. A empresa avança desde já que espera fechar o ano com um volume de negócios na ordem dos 50 milhões de euros, mais de 10% que no ano anterior.

Paulo Júlio, CEO da Frijobel, conta-nos que espera que os investimentos que se encontram a fazer, a concluir ainda no primeiro semestre de 2020, lhes permitam manter o crescimento a dois dígitos também no próximo ano.

“A Frijobel está a realizar mais um upgrade na sua linha de produção e embalamento visando melhorias de produtividade, bem como complementar a gama de tipologias de embalagem”, avança o responsável da empresa, explicando que está também contemplada a criação de uma nova linha de embalamento a vácuo e skin-pack.

Com o aumento de produção, o CEO também explica que estão a aumentar a sua capacidade logística através da construção de um novo frigorífico com uma capacidade para cerca de 4.000 paletes, que a acrescer à capacidade actual, irá totalizar 14.000 paletes em frio negativo (-25ºC).

De modo a tornar todo este processo mais sustentável, a Frijobel também tentou tornar-se mais amiga do ambiente através da instalação de um parque fotovoltaico com capacidade para 500KWh, o que irá permitir à empresa poupanças de energia.

Durante o corrente ano, a Frijobel renovou ainda a sua frota, ao adquirir novas viaturas de distribuição de produtos congelados para responder ao aumento de vendas e de clientes que possui em Penela, no Porto e em Lisboa. A nível nacional, são mais de 5.000 clientes, que vão desde o canal HORECA, supermercados e lojas de proximidade ou instituições sociais, distribuídos por três centros de venda: Sede (Penela-Coimbra), Porto e Lisboa.

Quando questionado sobre os desafios que a utilização de frota própria cria, Paulo Júlio explica que “são sobretudo desafios de organização na gestão dos recursos humanos e da frota”, mas explica que isso leva a um serviço “sem falhas nos dias de entrega, o que nos diferencia e deixa os nossos clientes com um grau de satisfação elevado”.

Explica ainda que para além dos clientes aos quais fazem distribuição capilar com a sua frota própria, também vendem para o Interior Norte e Interior Centro, bem como Lisboa, Alentejo e Algarve, distribuindo os seus produtos através de outra empresa do grupo, a TJB Transportes.

Diariamente são preparadas cerca de 1.000 encomendas, pelo que durante a construção da unidade já se pensou num software de logística feito à medida da Frijobel, permitindo-lhes hoje “ter um nível de eficiência muito satisfatório”, defende o CEO. “Para dar um pequeno exemplo, mais de 90% das encomendas são verificadas através de captura de imagem, com leitura de códigos QR, permitindo aos operadores de logística um nível de precisão e produtividade maiores”, acrescenta.

“O plano estratégico é continuar a crescer a dois dígitos em 2020, dado o investimento que está a ser realizado na estrutura de vendas. Um dos focos principais de crescimento para 2020 será também o aumento de vendas de exportação. Actualmente vendemos para cerca de 20 países , mas queremos aumentar a penetração comercial, nalguns deles”, conclui Paulo Júlio.